ESTIMATIVA TEÓRICA DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO A PARTIR DE BIODIGESTOR NO MUNICIPIO DE SOUZA-PB
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.43-50Palavras-chave:
Biogás, biodigestores, eletricidadeResumo
O avanço da economia na agropecuária tem sido bastante significativo nos últimos tempos, a criação de animais em confinamento é uma das práticas desse ramo cada vez mais visada, porém é um mercado onde o investidor deve sempre enxugar e controlar os custos do processo. Uma preocupação corriqueira nesse ramo é o destino dos dejetos dos animais confinados, é possível soluções sustentáveis e viabilizar o processo através da implantação de biodigestores nessas fazendas de confinamento, com o intuito de usar o biogás produzidos a partir da digestão anaeróbia para a produção de energia elétrica, ou seja, uma proposta sustentável para o destino dos insumos e favorecendo economicamente a redução de custos de produção.
Referências
MANSO,(2016) Kennia de Jesus. Confinamento de bovinos: Estudo do gerenciamento dos resíduos. Universidade católica de Goiás.
SCHWINGEL, Alice Watte et al. Desempenho da co-digestão anaeróbia de dejetos suínos com inclusão de glicerina bruta. Revista Ciência Agronômica, v. 47, n. 4, p. 778-783, 2016.
DA PAIXÃO, Mateus Vinicius Faria et al. Biogás como fonte energética. Revista Pesquisa e Ação, v. 4, n. 1, p. 129-145, 2018.
Embrapa(2010) Confinamento de bovinos. Acessado: em 21 de maio de 2018, https://docs.ufpr.br/~freitasjaf/artigos/CONFINAMENTO.htm
MATTOS, Luis Cláudio. Manual do biodigestor sertanejo. Recife, 2011.
CHP Brasil(2018) Biogas. Acessado em 21 de maio de 2018, http://www.chpbrasil.com.br/biogas.html.
TOAZZA, Rudinei; DAL MAGRO, Cristian Baú; DA SILVA, Alini. Análise de investimento para ampliação de atividade de confinamento bovino em uma propriedade rural. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 221, p. 40-51, 2016.
ALVARENGA,(2006) Frederico de Oliveira Junior. Manual de construção do biodigestor rural. Acessado em 20 de maio de 2016, http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20140917140023.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).