RESUMO DISSERTAÇÃO: MOBILIDADE URBANA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO ENTRE MODOS DE TRANSPORTE
Resumo
- INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, muito tem-se discutido sobre a mobilidade urbana sustentável no Brasil e no mundo. O conceito parece ter vida própria, projetos e planos são lançados por gestões municipais, estaduais e federais.
Nas últimas décadas, a questão ambiental começou a ser preocupação mundial, em pesquisas realizadas, considera-se que os automóveis são responsáveis por 23% das emissões de CO2 no globo terrestre. Desta forma, modos de transportes “alternativos” como a bicicleta, podem ser importantes na mudança de paradigma da sociedade no que diz respeito à superação dos problemas de tráfego e consequentemente trazer benefícios ambientais para as cidades. Porém, de acordo com Malatesta (2014), um dos maiores problemas da introdução das bicicletas nas cidades, é cultura do automóvel.
Portanto, a pesquisa tem como objetivo pesquisar a participação do transporte por bicicleta integrado ao sistema metroviário, mas também compreender sua participação no que diz respeito à sustentabilidade ambiental, que pode ser incentivada através do uso de modo integrado a sistemas de transporte de média e alta capacidade.
REFEÊNCIAS
MALATESTA, M. E. B. A bicicleta nas viagens cotidianas do Município de São Paulo. São Paulo, 2014, 230p., Tese (Doutorado na área de Planejamento Urbano e Regional). FAU-USP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).