PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DOS BAIRROS ESTREITO E BALNEÁRIO NA REGIÃO CONTINENTAL DE FLORIANÓPOLIS A PARTIR DA LEITURA DO PLANO URBANO.
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n2.87-94Resumo
A pesquisa busca compreender o processo de transformação e organização dos bairros Estreito e Balneário em Florianópolis a partir da análise de elementos morfológicos estruturantes da paisagem urbana. O artigo apresenta análise do plano urbano, a partir do método da visão tripartite, construído por M. G. R. Conzen, a partir de análises do plano urbano, tecido urbano e o uso do solo. O estudo da evolução do plano urbano, busca analisar a historicidade e identificar diferentes períodos morfológicos. Pesquisas bibliográficas e documentais; ortofotos e imagens de satélite e observações exploratórias em campo foram realizadas para o estudo da morfologia urbana. O resultado revelou a historicidade e os períodos morfológicos urbano dos bairros que intercorrem por acelerado processo de transformação urbana. Com a investigação morfológica da cidade, foi possível resgatar a identidade do lugar a partir das formas urbanas, contribuindo para preservação da paisagem e para o planejamento urbano.
Referências
COSTA, Staël de Alvarenga Pereira, A morfologia dos tecidos urbanos de influência inglesa da cidade de Nova Lima, Revista: Paisagem Ambiente: esnsaios – n. 25 , São Paulo, p. 55-76 ,2008
COSTA, S. de A. P. e NETTO, M. M. G, Fundamentos de Morfologia Urbana. Belo Horizonte: C/Arte, 2015.
LÉFÈBVRE, H. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: EDUFMG, 1999.
LÉVY, Albert. Formes urbanies et significations: revisiter la morphologie urbanie, Espaces et societés 2005/3 (n°122), p.25-48.
PMF, Prefeitura Municipal de Florianópolis. Geoprocessamento corporativo. Florianópolis, 18 set 2017. Acessado em 18 set 2017. On line. Disponível em: http://geo.pmf.sc.gov.br
REGO, Renato Leão e MENEGUETTI, Karin Schwabe. A respeito de morfologia urbana. Tópicos básicos para estudos da forma da cidade. Revista Acta Scientiarum Technology, Maringá, v. 33 n. 2, p. 123-127, 2011
SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico Científico Informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SOARES, I. Estreito, vida e memória de um bairro. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 1990.
WHITEHAND, J.W.R. Conzenian Urban Morphology and Urban Landscapes. In: 6th International Space Syntax Symposium, İstanbul, 2007, Proceedings... İstanbul: Faculty of Architecture of Istanbul Technical University (ITU), 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).