RESUMO DE PCC: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS E CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Thierry Ghisleri Minatto Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Aline Eyng Savi Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), é definida através da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 283, de 2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como uma instituição governamental ou não, tendo como finalidade o abrigo de caráter residencial para pessoas com 60 anos ou mais, “com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania” (BRASIL, 2005).

Além da ILPI, a educação infantil também é alvo de estudo no trabalho. Sendo a mesma definida como a primeira etapa da educação básica, tem como previsão a assistência através de instituições públicas ou privadas. Visa o desenvolvimento de forma integral da criança até a idade de seis anos “em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social” (LDB, 1996, art. 29).

Desta forma, o trabalho desenvolve uma pesquisa acerca da implantação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e de um Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de zero a seis anos. Implantado no município de Araranguá, pertencente ao estado de Santa Catarina, o projeto visa a integração entre as diferentes faixas etárias a partir de atividades em conjunto, possibilitadas através da arquitetura.

A escolha do local de inserção do projeto leva em consideração fatores de apoio ao público do bairro centro com o CEI. Também, busca uma aproximação entre o idoso e a cidade, considerando-se que as festividades municipais acontecem no bairro em questão. Confere também apoio a um conjunto habitacional de interesse social vizinho ao recorte escolhido.

Biografia do Autor

Thierry Ghisleri Minatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui ensino-medio-segundo-graupela Futurão(2013). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Aline Eyng Savi, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo ? Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2009, é Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Extremo Sul Catarinense (CAU/UNESC), onde leciona Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo além de disciplinas do núcleo de História e Teoria. É também membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso e atualmente, Coordenadora Pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Referências

BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC Nº 283, 26/09/2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_283_2005_COMP.pdf/a38f2055-c23a-4eca-94ed-76fa43acb1df> Acesso em: 10 de agosto de 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 30 de agosto de 2018.

Downloads

Publicado

2019-08-04

Como Citar

Minatto, T. G., & Savi, A. E. (2019). RESUMO DE PCC: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS E CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. IX Sustentável, 5(3), 119–120. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/3486

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação