AVALIAÇÃO ECONÔMICA E DE EMISSÕES DE CO2 DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO CLASSE A: ESTUDO DE CASO PARA GOIÂNIA - GO

Autores

  • Sara Duarte Sacho Universidade Federal de Goiás
  • Lucas Rosse Caldas http://orcid.org/0000-0002-3108-2833
  • Simone Costa Pfeiffer Universidade Federal de Goiás
  • Rosa Maria Sposto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.20-28

Resumo

O uso cada vez maior de resíduos sólidos da construção e demolição (RSCD), principalmente os resíduos Classe A, para a produção de agregados para pavimentação surgiu nos últimos anos como uma alternativa interessante para atingir os objetivos da sustentabilidade ambiental. No entanto, o seu custo muitas vezes ainda é elevado devido entre outros fatores, ao desenvolvimento tecnológico nacional existente para reciclagem, incluindo o uso de energia. Este trabalho trata da análise da viabilidade econômica e ambiental destes resíduos. Além dos custos, foi feita uma quantificação das emissões de dióxido de carbono (CO2) da reciclagem de resíduos Classe A, considerando-se um estudo de caso no município de Goiânia - GO. Foram coletados dados em uma usina de reciclagem existente na região. A partir da análise econômica, observou-se que o material reciclado apresentou valor de mercado superior ao do agregado convencional fornecido pelas principais empresas goianas.  Em relação às emissões de CO2, observou-se que a usina de reciclagem gera 2,6 kgCO2/t, valor próximo aos encontrados na literatura. Concluiu-se que a reciclagem de resíduos Classe A para a realidade goiana é viável do ponto de vista de emissões, no entanto não vantajosa do ponto de vista econômico.

Biografia do Autor

Sara Duarte Sacho, Universidade Federal de Goiás

Engenheira Ambiental e Sanitarista. mestranda em Ciências Ambientais (UFG).

Lucas Rosse Caldas

Engenheiro Civil, Ambiental e Sanitarista. Especialista em Engenharia Diagnóstica. Mestre em Estruturas e Construção Civil (UnB).

Simone Costa Pfeiffer, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Hidráulica e Saneamento (USP). Professora do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Goiás.

Rosa Maria Sposto, Universidade de Brasília

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estrturas e Construção Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

Sacho, S. D., Caldas, L. R., Pfeiffer, S. C., & Sposto, R. M. (2016). AVALIAÇÃO ECONÔMICA E DE EMISSÕES DE CO2 DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO CLASSE A: ESTUDO DE CASO PARA GOIÂNIA - GO. IX Sustentável, 2(2), 20–28. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.20-28