O Estado capitalista na análise de Nicos Poulantzas

Autores/as

Palabras clave:

Estrutura jurídico-política, Estado, bloco no poder, hegemonia, estruturalismo

Resumen

O presente trabalho analisa o conceito de Estado capitalista na primeira teorização do filósofo greco-francês Nicos Poulantzas. Ancorado nas análises da corrente estruturalista, capitaneada por Althusser, Poulantzas buscará pensar o Estado capitalista a partir de dois ângulos. De um lado, reflete sobre o efeito da estrutura jurídico-política do Estado capitalista na classe subalterna, no sentido de conformar sua atomização e evitar que essa se constitua em um bloco revolucionário; e, de outro, investiga a função que o Estado desempenha na mitigação do atomismo da classe dominante através da sua constituição enquanto bloco no poder hegemonizado por uma fração dessa classe.

Biografía del autor/a

Adriano Nascimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Doutor em Ciência Política pela Unicamp. Professor de Teoria Política da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas e professor de Estado no Capitalismo Dependente no Programa de Pós Graduação em Serviço Social da mesma instituição. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estado, Direito e Capitalismo Dependente.

Renato Novaes Santiago, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Especialista em Direito do Trabalho (USP). Mestrando em Serviço Social (UFAL). Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Direito e Capitalismo Dependente (UFAL)

Citas

ALTHUSSER, Louis. Sobre o trabalho teórico. Lisboa: Progresso, 1978.

ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental. São Paulo: Boitempo, 2004.

BORON, Atílio. Estadolatria e teorias estadocêntricas (notas sobre algumas análises do Estado no capitalismo contemporâneo). In: BORON, Atílio. Estado, Capitalismo e Democracia na América Latina. São Paulo: Paz & Terra, 1994.

CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. Campinas: Papirus, 1990.

CASTRO, Flavio Antonio. O Estado no modo de produção capitalista em Poulantzas e Miliband: conflito ou complemento?. CADERNOS CEMARX. Campinas, UNICAMP: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2004, n. 1, 2004.

GOLD, David; LO, Clarence; WRIGHT, Erik Olin. Recent developments in Marxists Theories of the Capitalist State. New York: Monthly Review, 1975.

JESSOP, Bob. Nicos Poulantzas: Marxist Theory and Political Strategy. Londres: Macmillan, 1985.

JESSOP, Bob. O Estado e a construção de Estados. Revista Outubro. São Paulo. n. 15, 2007.

MILIBAND, Ralph. The state in capitalist society. London: Quarter Books, 1973.

POULANTZAS, Nicos. Poder Político e Classes Sociais. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

POULANTZAS, Nicos. Fascismo e Ditatura. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

POULANTZAS, Nicos. O problema do Estado capitalista. In: BLACKBURN, Robin (org.). Ideologia na Ciência Social: ensaios críticos sobre a teoria social. São Paulo: Paz & Terra, 1982.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder e o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

SAES, Décio. O conceito de Estado burguês. In: Estado e Democracia. Ensaios teóricos. Campinas: UNICAMP. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1998a. (Coleção Trajetórias).

SAES, Décio. O impacto da teoria althusseriana da História na vida intelectual brasileira. In: MORAES, João Quartim de (org.). História do Marxismo no Brasil. Teoria e Interpretações. Campinas: Unicamp, 1998b. v. 3.

SAES, Décio. A questão da autonomia relativa do Estado em Poulantzas. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 7.

SAES, Décio. Marxismo e História. In: Revista Crítica Marxista, São Paulo, v. 1, n. 1, 1994.

SAES, Décio. República do Capital. São Paulo: Boitempo, 2001.

Publicado

2022-12-19

Cómo citar

Nascimento, A., & Santiago, R. N. . (2022). O Estado capitalista na análise de Nicos Poulantzas. aptura Críptica: recho, política, ctualidad, 11(1), 196–219. ecuperado a partir de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5712

Número

Sección

Críptica