Refletindo sobre o ensino jurídico a partir de “A Cor Púrpura” de Alice Walker / Reflecting on legal education from "The Color Purple" by Alice Walker

Autores/as

  • Gabriela M. Kyrillos Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

a cor púrpura, direitos humanos, ensino do direito, interseccionalidade, literatura e cinema

Resumen

O presente artigo se dedica a analisar de que modo o livro “A CorPúrpura” de Alice Walker e o filme de mesmo nome, servem comoferramentas interdisciplinares para o ensino jurídico, em especial dasdisciplinas de Direitos Humanos e Antropologia Jurídica nos cursos degraduação em Direito. Apresenta alguns dos elementos mais relevantes daobra de ficção e argumenta, ao final, a fundamental importância de análisesbaseadas no conceito de interseccionalidade das discriminações e opressõessociais, para uma adequada formação de futuros(as) juristas e,consequentemente, uma aplicação mais justa do Direito.

Biografía del autor/a

Gabriela M. Kyrillos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) –Bolsista CAPES. Mestra em Política Social na linha de Direitos Humanos eAcesso à Justiça pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) – tendo sidobolsista FAPERGS. Especialista em Direitos Humanos pelo Centro UniversitárioClaretiano. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande(FURG).

Cómo citar

Kyrillos, G. M. (2017). Refletindo sobre o ensino jurídico a partir de “A Cor Púrpura” de Alice Walker / Reflecting on legal education from "The Color Purple" by Alice Walker. aptura Críptica: recho, política, ctualidad, 5(1), 241–264. ecuperado a partir de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3479

Número

Sección

Críptica