Neoconstitucionalismo latino-americano e o fortalecimento do discurso ecocêntrico: a experiência equatoriana e boliviana de reconhecimento dos direitos da natureza (Pacha Mama e Madre Tierra) / Latin American neoconstitutionalism and the strengthening of ecocentric discourse: the Ecuadorian and Bolivian experience of recognizing the rights of nature (Pacha Mama and Madre Tierra)

Autores/as

  • Daniel Moreira da Silva Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo
  • Tauã Lima Verdan Rangel Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Pacha Mama, Buen Vivir, Ecocentrismo, Direitos da Natureza

Resumen

fato que, historicamente, a perspectiva antropocêntrica eutilitarista sobre o meio ambiente estabeleceu uma relação de subordinação danatureza em relação ao homem, servindo tão somente para atender suasnecessidades e interesses econômicos. Ocorre, porém, em especial com osmovimentos na segunda metade do século XX sobre proteção e preservaçãodo meio ambiente, que a utilização indevida dos recursos naturais passou afigurar nas agendas de discussões internacionais, sobretudo em decorrência dapreocupação com as futuras gerações e o comprometimento de seu acesso aosrecursos naturais. Denotava-se, então, movimentos internacionais em prol doreconhecimento do meio ambiente como direito humano, típica manifestaçãoda terceira dimensão, calcada na solidariedade e fraternidade. Mesmo assim,ainda pairava a proteção do meio ambiente como algo secundário, porquanto a preocupação mais robusta estava voltada para as futuras gerações. Nesta linha,contrapondo-se ao ideário utilitarista e antropocêntrico que reveste a temáticaambiental, até os dias atuais, o presente objetiva analisar as experiênciasapresentadas pelo neoconstitucionalismo latino-americano, em especial asConstituições do Equador (2008) e da Bolívia (2009), no que se refere aoreconhecimento da natureza (Pacha Mama e Madre Tierra) como detentora dedireitos. Para tanto, a metodologia empregada consistiu no método hipotético-dedutivo, assentado em revisão bibliográfica e dados secundários.

Biografía del autor/a

Daniel Moreira da Silva, Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo

Discente do Segundo Período do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superiordo Espírito Santo (IESES) – Unidade Cachoeiro de Itapemirim.

Tauã Lima Verdan Rangel, Universidade Federal Fluminense

Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito daUniversidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais peloPrograma de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade FederalFluminense (2013-2015). Especialista em Práticas Processuais – Prática Civil,Prática Penal e Pratica Trabalhista pelo Centro Universitário São Camilo-ES(2014-2015). Professor do Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo (IESES)– Unidade Cachoeiro de Itapemirim. Coordenador do Projeto de IniciaçãoCientífica "Os influxos de Pacha Mama Andina para a formação de um EstadoSocioambiental de Direito Brasileiro: uma análise das influências doneoconstituiconalismo latino-americano no Supremo Tribunal Brasileiro, noperíodo de 2005-2015”.

Cómo citar

Silva, D. M. da, & Rangel, T. L. V. (2017). Neoconstitucionalismo latino-americano e o fortalecimento do discurso ecocêntrico: a experiência equatoriana e boliviana de reconhecimento dos direitos da natureza (Pacha Mama e Madre Tierra) / Latin American neoconstitutionalism and the strengthening of ecocentric discourse: the Ecuadorian and Bolivian experience of recognizing the rights of nature (Pacha Mama and Madre Tierra). aptura Críptica: recho, política, ctualidad, 5(1), 199–225. ecuperado a partir de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3477

Número

Sección

Captura