Algumas reflexões sobre o ensi no jurídico: interlocução com o agir comunicativo de Jürgen Habermas e a ideia de direito como integridade de Ronald Dworkin ou Tentando resgatar uma fl or em meio à aridez do deserto dogmático-doutri nário das salas de aula

Autores/as

  • Nayara Barros de Sousa Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Pós-graduanda da especialização em Direito Público da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Palabras clave:

Direito, Ensino-aprendizagem, Agir comunicativo, Direito como integridade, Alteridade, Intersubjetividade, Comunidade, Interdisciplinaridade.

Resumen

No presente trabalho viso realizaruma interlocução entre as ideias contidas noagir comunicativo de Jürgen Habermas e dedireito como integridade de Ronald Dworkin,com o ensino que se realiza nas salas de aulados cursos de direito. Busco contribuir comalgumas reflexões a respeito de uma possívelmudança das práticas de ensino-aprendizagem,que levem em consideração ideias comoalteridade, intersubjetividade, comunidade einterdisciplinatidade.

Biografía del autor/a

Nayara Barros de Sousa, Bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Pós-graduanda da especialização em Direito Público da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Bacharela em Direito pela Universidade
Estadual do Piauí-UESPI. Pós-graduanda da
especialização em Direito Público da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Publicado

2016-03-20

Cómo citar

Sousa, N. B. de. (2016). Algumas reflexões sobre o ensi no jurídico: interlocução com o agir comunicativo de Jürgen Habermas e a ideia de direito como integridade de Ronald Dworkin ou Tentando resgatar uma fl or em meio à aridez do deserto dogmático-doutri nário das salas de aula. aptura Críptica: recho, política, ctualidad, 2(2), 127–141. ecuperado a partir de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3109

Número

Sección

Captura