A travessia: entre a pequena e a grande prisão

Autores

Palavras-chave:

Resenha, A pequena prisão, Igor Mendes

Resumo

O presente texto se trata de uma resenha do livro A pequena prisão de Igor Mendes. O autor, o qual experimentou por sete difíceis meses a vida no sistema carcerário fluminense, por meio de uma escrita simples, trouxe a narrativa polifônica tecida por tantas vozes silenciadas pela engrenagem desse sistema. Colocando a literatura nas trincheiras da luta abolicionista, é possível caminhar em sentido oposto à naturalização da prisão e a todos os seus aparatos irracionais fundamentais.

Biografia do Autor

Juliana Regina de Souza Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Bacharela em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRJ, Bacharela em Direito pela UCAM, Mestre em Direito Penal pela UERJ e doutoranda em Sociedade, Direitos Humanos e Arte pela UFRJ.

Referências

BATISTA, Vera Malaguti. Criminologia e literatura: O romance Via Ápia e as Unidades de Polícia Pacificadoras. In: Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, Rio de Janeiro, v. 15, n 3, p. 392-403, set.-dez., 2023.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

MENDES, Igor. A pequena prisão. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

PASSETTI, Edson. Ensaio sobre um abolicionismo penal. In: Verve, v. 9, p. 83-114, 2006.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro: Record, 2022.

MENDES, Igor. A pequena prisão

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Regina de Souza Silva, J. (2023). A travessia: entre a pequena e a grande prisão. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 12(2), 417–426. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/7202