Verbetes – Dossiê "Racismos: Corpos, políticas, cidades, poderes e dominações em tempos de ódios"

Autores

Palavras-chave:

Racismos, Lista de verbetes, Captura Críptica

Resumo

Lista de verbetes temáticos e básicos para acompanhar as leituras propostas pelo dossiê.

Biografia do Autor

Daniel Machado da Conceição, Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFSC. Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC), Grupo Esporte e Sociedade. Membro pesquisador na Associação Brasileira sobre Dupla Carreira (ABDC) e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos de Futebol Brasileiro (INCT)

Hélen Rejane Silva Maciel Diogo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutoranda em direito, no programa de pós-graduação em direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em direito processual penal (CEI e CERS); em ensino da filosofia (UFPEL); em história e cultura afro-brasileira e indígena (UNINTER); e em enfermagem do trabalho (UNINTER). É bacharela em direito pela FURG e em enfermagem pela UFPEL.

Jefferson Virgilio, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa

Referências

CONCEIÇÃO, Willian Luiz da. Brancura e branquitude: Ausências, presenças e emergências de um campo de debate. Dissertação de mestrado em antropologia social. Florianópolis: PPGAS/UFSC, 2017.

DIAS, Nathalia Izabela Rodrigues. Múltiplas titubas: Entre a história e a literatura. Dissertação de mestrado em estudos literários. Belo Horizonte: POSLIT/UFMG, 2019.

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: Agência, alteridade e relação. Belo Horizonte C/Arte, 2009.

MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.

ONU, Organização das Nações Unidas. Convenção para a prevenção e a repressão do crime de genocídio. Nova Iorque: ONU. Assinada em 9 de dezembro de 1948.

SILVA, Mozart Linhares da; ARAÚJO, William Fernandes. Biopolítica, racismo estrutural-algorítmico e subjetividade. Educação Unisinos, v. 24, n. 1, p. 1-20. 2020.

SOUZA, Arivaldo Santos de. Direito e racismo ambiental na diáspora africana: Promoção da justiça ambiental através do direito. Salvador: EDUFBA, 2015.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

da Conceição, D. M., Diogo, H. R. S. M., & Virgilio, J. (2023). Verbetes – Dossiê "Racismos: Corpos, políticas, cidades, poderes e dominações em tempos de ódios". aptura Críptica: reito, política, tualidade, 12(1), 428–433. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/6231