Educação e luta antirracista: perspectivas descoloniais á luz do Movimento Negro brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Educação, Movimento negro brasileiro, Luta antirracista, Declaração Universal dos Direitos humanos

Resumo

O presente artigo objetiva refletir acerca da educação como direito fundamental a partir da luta antirracista do Movimento Negro brasileiro e suas ações que resultaram no acesso à educação superior no país, através da consolidação do sistema de cotas sociais e raciais por meio da Lei 12.711/12. Processo este que denominamos de uma ampliação de direitos para os “ninguéns”. Organizamos a argumentação em três momentos: analisaremos brevemente os documentos oficiais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal do Brasil de 1988. No segundo, destacaremos algumas das importantes ações pela universalização do direito à educação protagonizadas Movimento Negro brasileiro, para entender a importância delas na consolidação de espaços de luta e garantia daquele direito à população negra. Ao final, reafirmaremos a relevância da conquista de direitos por meio da luta social tendo como horizonte uma sociedade colonial, opressora e excludente que historicamente está baseada em garantir os privilégios de poucos, contrariando a garantia e a consolidação dos direitos fundamentais.

Biografia do Autor

César Augusto Soares da Costa, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Sociólogo. Docente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas/UCPEL. Coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPEL) e Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Doutor em Sociologia pela Universidade Martin Lutero (EUA). Doutorado em Ciências Humanas (Área de concentração - Educação) na Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

Janaína da Silva Guerra, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Assistente Social pela Universidade Católica de Pelotas (2005), Mestrado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2010) e, desde 2021, está cursando o Doutorado em Política Social e Direitos Humanos na Universidade Católica de Pelotas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Cidadania e Serviço Social (GEPSCISS). 

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Costa, C. A. S. da, & Guerra, J. da S. (2023). Educação e luta antirracista: perspectivas descoloniais á luz do Movimento Negro brasileiro. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 12(1), 391–406. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5888