A compatibilidade do Estado de Direito e do Estado de Exceção: ou de como se dá a quebra das regras do jogo com as regras do jogo

Autores

Palavras-chave:

Estado de Direito, Estado de Exceção, Soberania, Mercado, Democracia

Resumo

O Mercado tem, atualmente, dado todas as cartas: qualquer movimento dos governos leva em consideração sua provável reação. Por outro lado, pouco importam as manifestações do soberano formal: o povo há de compreender, afinal, que seus anseios não podem comprometer a governabilidade – coisa de que o Mercado, é cediço, não abre mão. O Mercado estabelece e quebra todas as regras. Vive-se, atualmente, em Estados de Exceção permanentes comandados pelo Mercado – que, soberano, decide sobre a conveniência da suspensão acintosa ou fugidia da ordem constitucional. O Estado de Direito atual tem sido instrumentalizado pelo Mercado, que dele se utiliza com o propósito de tornar legítimas e legais suas ações ilegítimas e ilegais. Com o apoio dos poderes constitucionalmente estabelecidos, o Mercado faz com que as regras do jogo sejam quebradas com as regras do jogo.

Biografia do Autor

Marcel Mangili Laurindo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Advogado, Mestrando em Sociologia Política pela UFSC (PPGSP/UFSC).

Luana Renostro Heinen, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutoranda em Direito pela UFSC (PPGD/UFSC).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção: homo sacer, II. São Paulo:

Boitempo, 2004.

_______. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

BERCOVICI, Gilberto. O Estado de Exceção Econômico e a Periferia do Capitalismo. E-Premissas – Revista de Estudos Estratégicos, Campinas, SP, n. 2, p. 61-69, jan./jun. 2007.

BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Rio de Janeiro: Editora Campus,1991. BORON, Atilio. A Coruja de Minerva: mercado contra democracia no

capitalismo contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2001.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do

Brasil. Brasília, DF: Senado, 2011.

GRAU, Eros Roberto. Apresentação à Teologia Política. In: Teologia Política.

Belo Horizonte: Del Rey, 2006. p. IX – XIV.

HABERMAS, Jürgen. Era das transições. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções – 1789-1848. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LUIZ, José Victor Regadas. Estado de Exceção como Regra: o impasse contemporâneo à resistência política no pensamento de Giorgio Agamben. Achegas.net – Revista de Ciência Política, Rio de Janeiro, n. 33, p. 42-54, jan./fev. 2007. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2011.

MATOS, Olgária. Modernidade: República em Estado de Exceção. Revista USP, São Paulo, n. 59, p. 46-53, set./nov. 2003.

MATTEUCCI, Nicola; BOBBIO, Norberto; Pasquino, Gianfranco. Dicionário de Política. 5. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993.

OLIVEIRA, Francisco de. O Momento Lenin. In: OLIVEIRA, Francisco de; RIZEK, Cibele Saliba (Org.). A Era da Indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 257-287.

SANTOS, Laymert Garcia dos. Brasil Contemporâneo: Estado de Exceção? In: OLIVEIRA, Francisco de; RIZEK, Cibele Saliba (Org.). A Era da Indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 289-352.

SCHMITT, Carl. Teoría de la Constitución. Reimpresión. Madrid: Editorial Revista de Derecho Privado, [197-?].

_______. Teologia Política. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Laurindo, M. M. ., & Heinen, L. R. . (2016). A compatibilidade do Estado de Direito e do Estado de Exceção: ou de como se dá a quebra das regras do jogo com as regras do jogo. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 3(2), 115–130. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5819

Edição

Seção

Captura