O Estado capitalista na análise de Nicos Poulantzas

Autores

Palavras-chave:

Estrutura jurídico-política, Estado, bloco no poder, hegemonia, estruturalismo

Resumo

O presente trabalho analisa o conceito de Estado capitalista na primeira teorização do filósofo greco-francês Nicos Poulantzas. Ancorado nas análises da corrente estruturalista, capitaneada por Althusser, Poulantzas buscará pensar o Estado capitalista a partir de dois ângulos. De um lado, reflete sobre o efeito da estrutura jurídico-política do Estado capitalista na classe subalterna, no sentido de conformar sua atomização e evitar que essa se constitua em um bloco revolucionário; e, de outro, investiga a função que o Estado desempenha na mitigação do atomismo da classe dominante através da sua constituição enquanto bloco no poder hegemonizado por uma fração dessa classe.

Biografia do Autor

Adriano Nascimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Doutor em Ciência Política pela Unicamp. Professor de Teoria Política da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas e professor de Estado no Capitalismo Dependente no Programa de Pós Graduação em Serviço Social da mesma instituição. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estado, Direito e Capitalismo Dependente.

Renato Novaes Santiago, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Especialista em Direito do Trabalho (USP). Mestrando em Serviço Social (UFAL). Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Direito e Capitalismo Dependente (UFAL)

Referências

ALTHUSSER, Louis. Sobre o trabalho teórico. Lisboa: Progresso, 1978.

ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental. São Paulo: Boitempo, 2004.

BORON, Atílio. Estadolatria e teorias estadocêntricas (notas sobre algumas análises do Estado no capitalismo contemporâneo). In: BORON, Atílio. Estado, Capitalismo e Democracia na América Latina. São Paulo: Paz & Terra, 1994.

CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. Campinas: Papirus, 1990.

CASTRO, Flavio Antonio. O Estado no modo de produção capitalista em Poulantzas e Miliband: conflito ou complemento?. CADERNOS CEMARX. Campinas, UNICAMP: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2004, n. 1, 2004.

GOLD, David; LO, Clarence; WRIGHT, Erik Olin. Recent developments in Marxists Theories of the Capitalist State. New York: Monthly Review, 1975.

JESSOP, Bob. Nicos Poulantzas: Marxist Theory and Political Strategy. Londres: Macmillan, 1985.

JESSOP, Bob. O Estado e a construção de Estados. Revista Outubro. São Paulo. n. 15, 2007.

MILIBAND, Ralph. The state in capitalist society. London: Quarter Books, 1973.

POULANTZAS, Nicos. Poder Político e Classes Sociais. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

POULANTZAS, Nicos. Fascismo e Ditatura. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

POULANTZAS, Nicos. O problema do Estado capitalista. In: BLACKBURN, Robin (org.). Ideologia na Ciência Social: ensaios críticos sobre a teoria social. São Paulo: Paz & Terra, 1982.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder e o socialismo. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

SAES, Décio. O conceito de Estado burguês. In: Estado e Democracia. Ensaios teóricos. Campinas: UNICAMP. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1998a. (Coleção Trajetórias).

SAES, Décio. O impacto da teoria althusseriana da História na vida intelectual brasileira. In: MORAES, João Quartim de (org.). História do Marxismo no Brasil. Teoria e Interpretações. Campinas: Unicamp, 1998b. v. 3.

SAES, Décio. A questão da autonomia relativa do Estado em Poulantzas. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 7.

SAES, Décio. Marxismo e História. In: Revista Crítica Marxista, São Paulo, v. 1, n. 1, 1994.

SAES, Décio. República do Capital. São Paulo: Boitempo, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Nascimento, A., & Santiago, R. N. . (2022). O Estado capitalista na análise de Nicos Poulantzas. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 11(1), 196–219. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5712

Edição

Seção

Críptica