O aprendizado e o cárcere: reflexões sobre os impactos das políticas públicas educacionais no sistema penitenciário de Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Prisionização, Educação, Redução de Danos, Tecnicismo

Resumo

A partir das construções teóricas sobre a prisão, o texto aborda as políticas públicas educacionais gestadas no sistema prisional do Estado de Santa Catarina. Tomando como base os números apresentados pelo ente federativo quanto à oferta educacional às pessoas privadas, sítios oficiais a respeito de programas destinados a servidores e uma pesquisa de campo com entrevistas com professoras do sistema penitenciário. A partir disso, procuramos conciliar essas medidas enquanto formas de redução de danos na execução penal, sobretudo nas relações sociais da prisão. O objetiva é discutir de que forma essas ações educacionais, obrigatórias ou não, contribuem para a mitigação dos efeitos da prisionização das pessoas envoltas no cárcere. Abordando as relações de poder das prisões brasileiras, discute a prisionização como resultado das mazelas do cárcere, concluindo com a apresentação dos números da política educacional catarinense.

Biografia do Autor

Felipe Alves Goulart, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Mestrando em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Especialista em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2013). Graduado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011).

Felipe de Araujo Chersoni, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Mestrando em Direito pela Universidade (comunitária) do Extremo Sul Catarinense (PPGD-Unesc); Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Comunitárias (PROSUC-Capes); onde é pesquisador vinculado ao Grupo pensamento jurídico crítico latino-americano, na qual se subdivide no grupo de Criminologia Crítica Latino Americana - Andradiano (Unesc) (grupo que sedia minha atual pesquisa); Membro pesquisador Cnpq no núcleo de Estudos em Gênero e Raça - Negra (Unesc); Membro do eixo de Criminologia e Movimentos Sociais - Instituto de Pesquisa em Direito e Movimentos Sociais (IPDMS).

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Goulart, F. A., & de Araujo Chersoni, F. . (2022). O aprendizado e o cárcere: reflexões sobre os impactos das políticas públicas educacionais no sistema penitenciário de Santa Catarina. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 10(1), 230–243. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5431

Edição

Seção

Críptica