“Só de sair do 'X' já muda nosso dia”: dependência, educação e superexploração no cárcere
Palavras-chave:
teoria da depnedência, educação, prisão, criminolgia crítica, superexploraçãoResumo
Por meio de pesquisa bibliográfica, localizando o Brasil como um país dependente e em tempos de neoliberalismo, onde e em que todas as desigualdades se acirram, buscamos identificar as funções declaradas e latentes da educação técnica do cárcere em Santa Catarina. Para isso, por meio da teoria marxista da dependência situamos o Brasil e as prisões neste primas. Além disso, buscamos o exemplo argentino para auferir um grau mínimo de comparabilidade. Também analisamos a parte sobre ensino técnico no plano estadual de educações nas prisões 2016-2026 e uma pesquisa de campo com entrevistas com professoras do sistema penitenciário. Por fim, analisando as categorias de trabalho, mais-valia, exploração e superexploração, concluímos que a educação técnica no cárcere é mantenedora das estruturas de dominação.
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