Para o comprometimento com a pesquisa em direitos humanos: o abandono do cinismo e a retomada do político na pesquisa acadêmica

Autores

Palavras-chave:

pesquisa, direitos humanos, crítica, política.

Resumo

O presente ensaio traz algumas reflexões sobre como realizar uma pesquisa comprometida com os direitos humanos. O ensaio se distancia das soluções genéricas e fáceis, apresenta algumas estratégias que, a partir das vivências e experiências desta pesquisadora, foram sendo construídas, e indica o abandono do cinismo e do medo à crítica como uma postura desconfortável, necessária e urgente.

Biografia do Autor

Bruna Martins Costa, Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB). Mestra no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

LORDE, Audre. Irmã Outsider. Tradução de Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, [1984] 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

SAFATLE, Vladmir. “A economia é a psicologia por outros meios: sofrimento psíquico e neoliberalismo como economia moral”. In: SAFATLE, Vladmir, SILVA JUNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian (Org.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Costa, B. M. (2022). Para o comprometimento com a pesquisa em direitos humanos: o abandono do cinismo e a retomada do político na pesquisa acadêmica . aptura Críptica: reito, política, tualidade, 10(1), 141–147. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5269

Edição

Seção

Críptica