Para o comprometimento com a pesquisa em direitos humanos: o abandono do cinismo e a retomada do político na pesquisa acadêmica
Palavras-chave:
pesquisa, direitos humanos, crítica, política.Resumo
O presente ensaio traz algumas reflexões sobre como realizar uma pesquisa comprometida com os direitos humanos. O ensaio se distancia das soluções genéricas e fáceis, apresenta algumas estratégias que, a partir das vivências e experiências desta pesquisadora, foram sendo construídas, e indica o abandono do cinismo e do medo à crítica como uma postura desconfortável, necessária e urgente.Referências
LORDE, Audre. Irmã Outsider. Tradução de Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, [1984] 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
SAFATLE, Vladmir. “A economia é a psicologia por outros meios: sofrimento psíquico e neoliberalismo como economia moral”. In: SAFATLE, Vladmir, SILVA JUNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian (Org.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruna Martins Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Captura Críptica estão sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International.