Lenin: da necessidade à ação. Estado, partido e revolução

Autores

Palavras-chave:

Lenin, Partido, Estado, Política, Revolução

Resumo

Vladimir Ilitch Lenin, o homem prático do comunismo, atuou intensamente no movimento revolucionário russo e nos legou uma competente teoria para pensar a formação e a organização de um partido revolucionário, o Estado e seu papel, tanto na opressão dos trabalhadores quanto como instrumento revolucionário, e a revolução, a forma de compreender o momento histórico e atuar ativamente na sua construção. Partindo da unidade entre a vida e a obra de Lenin, o momento histórico e sua especificidade, apresentamos neste trabalho algumas de suas concepções mais importantes quanto ao partido, ao Estado e ao movimento revolucionário, apontando, a partir das críticas levantadas contra seu legado, a historicidade e constante necessidade de revisão ao se incorporar a teoria leninista na militância política brasileira contemporânea.

Biografia do Autor

Marlon de Oliveira Xavier, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, bacharel em Direito pela mesma instituição (2019); membro do grupo de formação política Campo, Cidade e Revolução; membro do grupo de estudos em Sociologia do Direito (Sociodir/UFSC), vinculado ao Instituto de Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC); membro do Grupo de Pesquisa em Direito e Marxismo na América Latina (GPDMAL/UFF); membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Questão Social na América Latina (NEPTQSAL/UFSC).

Referências

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Lenin: Vida e Obra. 4ª ed. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2017.

BICHIR, Maíra Machado. A Questão do Estado na Teoria Marxista da Dependência. Tese de Doutorado. UNICAMP: Campinas, 2017.

CHEROBIN, Rafael Caetano. Estado e Direito no Capitalismo Dependente: da superexploração da força de trabalho à disformidade jurídico-estatal. Tese de Doutorado. UFSC: Florianópolis, 2019.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Editora Expressão Popular: São Paulo, 2012.

ENGELS, Friedrich. A revolução antes da revolução. Editora Expressão Popular: São Paulo, 2010.

ESTEVAM, Douglas; COSTA, Iná Camargo; VILLA BÔAS, Rafael. (Org.). Agitprop: cultura e política. Ed. Expressão Popular: São Paulo, 2015.

LENIN, Vladimir Ilitch. Imperialismo, estágio superior do capitalismo: ensaio popular. Ed. Expressão Popular: São Paulo, 2012.

LENIN, Vladimir Ilitch. Lenin e a Revolução de Outubro. Textos no calor da hora (1917-1923). Ed. Expressão Popular: São Paulo, 2017.

LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a Revolução. O que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. Ed. Expressão Popular: São Paulo, 2010.

LENIN, Vladimir Ilitch. Obras Escolhidas. Editora Alfa-Omega: São Paulo, 1986.

LENIN, Vladimir Ilitch. Que fazer? Problemas candentes do nosso movimento. Ed. Expressão Popular: São Paulo, 2015.

LENIN, Vladimir Ilitch; MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista; Teses de Abril. Boitempo: São Paulo, 2017.

MARINI, Ruy Mauro. O Reformismo e a Contrarrevolução: Estudos sobre o Chile. Editora Expressão Popular: São Paulo, 2019.

MARX, Karl. A guerra civil na França. Boitempo: São Paulo, 2011.

PAZELLO, Ricardo Prestes. Direito Insurgente: para uma crítica marxista ao direito. Lumen Iuris: Rio de Janeiro, 2021.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Mito e Verdade da Revolução Brasileira. Editora Insular: Florianópolis, 2016.

TROTSKY, Leon. A revolução traída. O que é e para onde vai a URSS. São Paulo: Editora Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2005.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Editora Expressão Popular: São Paulo, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Xavier, M. de O. (2022). Lenin: da necessidade à ação. Estado, partido e revolução. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 10(1), 184–202. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5069

Edição

Seção

Críptica