No fundo do poço: tabu, direito, censura e ideologia / At the bottom of the pit: taboo, law, censorship and ideology

Autores

  • Janine Laís Moratelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Leite de Almeida Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Direito e Literatura, Direito e Psicanálise, Direito e Ideologia, Censura, História do Direito

Resumo

Este trabalho analisa a relação existente entre direito e ideologia apartir da peça teatral de Helena Silveira, "No Fundo do Poço", cujarepresentação do texto original fora censurado previamente peloDepartamento Estadual de Imprensa e Propaganda do Estado de São Paulo pormotivos de preservação da moralidade pública. Com o auxílio de referenciaisteóricos do Direito e Literatura, da Psicanálise, da Filosofia e da História,buscou-se evidenciar a censura enquanto consequência direta da ideologiasubjacente ao próprio direito estatal, que submetia a classe artística aosditames da ordem moral dominante e, por conseguinte, esvaziava da arte seupotencial emancipador.

Biografia do Autor

Janine Laís Moratelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, membro doPrograma de Especialização em Direito Público da Universidade Regional deBlumenau (FURB) e do Curso de Preparação à Magistratura da Escola Superiorda Magistratura de Santa Catarina (ESMESC). Atuante na área de Direito eLiteratura e Teoria do Direito.

Marina Leite de Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, membro doPrograma de Especialização em Direito Público da Universidade Regional deBlumenau (FURB) e do Curso de Preparação à Magistratura da Escola Superiorda Magistratura de Santa Catarina (ESMESC).  Membro dos grupos de pesquisaBrasilidade Criminológica e Sistemas de Justiça e Justiça Restaurativa, ex-membro do antigo grupo de pesquisa e extensão "Universidade sem Muros",todos coordenados pela Profª Drª Vera Regina Pereira de Andrade no âmbito doPrograma de Pós Graduação em Direito da UFSC. Atuante na área deCriminologia, Controle Penal e Justiça Restaurativa.

Downloads

Como Citar

Moratelli, J. L., & Almeida, M. L. de. (2017). No fundo do poço: tabu, direito, censura e ideologia / At the bottom of the pit: taboo, law, censorship and ideology. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 5(1), 265–289. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3480

Edição

Seção

Críptica