OFICINA REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Autores

  • Silvânia da Silva Costa Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-5974-5697
  • Robson Andrade de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Iann Letocart Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Vanessa Matos Poderoso Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Materiais manipuláveis, oficina remota, Educação Básica.

Resumo

Devido à recente crise viral da COVID-19 e seu impacto na educação, houve a necessidade de manter as atividades pedagógicas à distância. Nosso objetivo foi apresentar dados inerentes à aplicação de uma oficina, realizada de forma remota, usando materiais manipuláveis, visando os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, para abordar o conteúdo do Teorema de Pitágoras. Tal oficina foi uma ação do projeto “Com a mão na massa: aprender matemática utilizando materiais manipuláveis”, da qual os autores do presente trabalho foram integrantes. A partir dos nossos resultados, podemos afirmar que, mesmo remotamente, o uso de materiais manipuláveis gera maior interesse e maior nível de aprendizagem por parte dos alunos.

Biografia do Autor

Silvânia da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Docente de Matemática

Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe

Robson Andrade de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Docente de Matemática

Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe

Iann Letocart Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Estudante - Ensino Médio

Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe

Vanessa Matos Poderoso, Universidade Federal de Sergipe

Estudante - Ensino Médio

Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe

Referências

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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA