Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Sobre Tudo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Os textos submetidos devem ser inéditos e de autoria de quem os submete, contendo até no máximo quatro autores(as), incluindo o(a) orientador(a), quando for o caso.

2. O intervalo para um(a) mesmo(a) autor(a) publicar novamente na revista é de um ano (duas edições).

3. A revista é Interdisciplinar e de Ensino e os textos submetidos para o volume 2021.1 são de temática livre.

4. Os(as) autores(as) devem ser servidores docentes, técnicos ou estudantes de escola pública. No caso de estudantes menores de idade, é necessário que o(a) professor(a) ou orientador(a) assine como co-autor.

5. Para enviar o trabalho, um dos autores cadastra a si e aos demais autores(as) no momento da submissão, o que será feito diretamente na plataforma, no próprio site da revista: http://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo enviando cópia (em word ou open office) para o email sobretudoca@gmail.com

6. No cadastro, deve indicar a seção a qual o texto se destina, resumo, palavras-chave, abstract e referências, levando em conta o gênero escolhido e suas especificidades.

7. Tão logo o texto tenha sido avaliado, a comissão editorial entrará em contato com os autores, notificando sobre a aprovação ou a reprovação, ou solicitando ajustes no caso de aprovação com restrições.

EXEMPLO:

 

SALA DE AULA E PESQUISA:

PRÁTICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

 

 Resumo: O propósito deste artigo é apresentar e discutir como um grupo de professoras dos anos iniciais vem pensando e propondo pesquisa em sala de aula. Trata-se do grupo denominado Saberes e Práticas Escolares do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, que vem embasando suas questões na perspectiva dos Projetos de Trabalho, discutida por Hernàndez (1998). Tal perspectiva de estudo tem provocado algumas práticas de se pensar a pesquisa com as crianças, ainda que de modo iniciante. A partir dessas práticas se percebe que os projetos de trabalho se constituem como um dos dispositivos potentes para provocar e colocar em movimento alguma renovação no ensino e na aprendizagem, no que diz respeito à iniciação científica. O que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, parece reconhecer a forte relação e articulação entre projetos de trabalho e uma educação científica.

 

Palavras-chave: Projetos de Trabalho; Práticas escolares; Formação científica; Anos Iniciais.

 

Abstract: The purpose of this paper is to present and discuss as a group of teachers of the elementary school has been thinking and proposing research in the classroom. It’s the group called Knowledge and Practice School of the Experimental College of the Federal University of Santa Catarina, which is basing its questions from the perspective of the Work Projects discussed by Hernàndez (1998). This perspective study has caused some practices of thinking about research with children, even in beginner mode. From these practices is perceived that the work projects constitute one of the powerful devices to trigger and put in motion some renovation in teaching and learning, with regard to the scientific initiation. What, according to the theoretical approach adopted, seems to recognize the strong relationship and articulation between work projects and scientific education.

 

Keywords: Work Projects; Teaching Practices; Scientific Education; Elementary School.

  

 Fazendo e propondo pesquisa no CA-UFSC

 

O propósito deste artigo é apresentar e discutir como um grupo de professoras dos anos iniciais  (e crianças) vem fazendo e propondo pesquisa no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC). Trata-se do grupo Saberes e Práticas Escolares do Colégio de Aplicação (SAPECA) que, desde a sua constituição no ano de 2000, vem reunindo professoras mobilizadas em torno de problemáticas específicas como, por exemplo, pensar o planejamento escolar, práticas de avaliação e de pesquisa com as crianças, à luz da perspectiva dos Projetos de Trabalhos, discutida por Hernàndez (1998). [...]

 

 EXEMPLO DE REFERÊNCIAS

 

ALDERSON, P. As crianças como pesquisadoras; os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educação e Sociedade. [online] 2005. vol. 26, n. 91, p. 419-442, Maio/Ago. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 18 jun. 2013.

ARRUDA, J. P. de. Professora, vale nota? Portfólio, trabalho pedagógico e processos de avaliação nos anos iniciais. In: LAFFIN, Maria Hermínia L. F. (org.) Crianças, jovens e adultos: diferentes processos e mediações escolares. Florianópolis, Letras Contemporâneas, 2008, p. 21-32. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,15; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); os titulos de obras consultadas no texto e nas referências constam em negrito; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.