Equipe Editorial
Editor-chefe/Editor gerente
Fernanda Müller - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8349-6915 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8656017232298418
Editores
- George Luiz França - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2974-7215 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/5020471372740181
- Gláucia Costa - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. ORCID: - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3115569777351354
- Lara Duarte Souto-Maior - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8950-734X - Lattes: https://lattes.cnpq.br/7341313436717941
- Leomar Tiradentes - COLUNI, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7258-7926 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8872741132502615
Conselho Editorial Científico Nacional
Carla Cristiane Loureiro, Colégio de Aplicação, UFSC, Brasil
Francisco Emílio de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Adriana da Costa, Colégio de Aplicação, UFSC, Brasil
Alberto Vinicius Onofre, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
David Antonio Costa, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Iara Zimmer, Colégio de Aplicação da UFSC, Brasil
Josalba Ramalho Vieira, Colégio de Aplicação, UFSC, Brasil
João Nilson Pereira de Alencar, Colégio de Aplicação, UFSC, Brasil
Karen Christine Rechia, Colégio de Aplicação (UFSC) Mestrado Profissional em História (UFSC), Brasil
Lisley Canola Treis Teixeira, Brasil
Prof Lúcio Ribeiro Silvério, Universidade Federal de Santa Catarina, Colégio de Aplicação, Brasil
Marcio Markendorf, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Mônica Fantin, Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Educação, UFSC, Brasil
Nara Caetano Rodrigues, Colégio de Aplicação, Pós-Graduação Profissional em Letras, UFSC, Brasil
Romeu Augusto de Albuquerque Bezerra, Colégio de Aplicação, UFSC, Brasil
Sandra Madalena Franke, Colégio de Aplicação da UFSC, Brasil
Thereza Cristina Silveira Viana, Colégio de Aplicação, UFSC, Brasil
Conselho Consultivo de Instituições Brasileiras
Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão, Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil
Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade de Brasília, UnB, Brasil
Mauricio José Siewerdt, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil
Ana Paula da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil
Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas, Brasil
Fernando Rodrigues Oliveira, Universidade do Estado de São Paulo de Marília/SP, Brasil
Mirtes A. Locatelli Strapazzon, Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil
Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenal, FURB, Brasil
Janaina Amorim Silva, Secretária Municipal de Educação, SME - São José, Brasil
Raphaela de Toledo Desiderio, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil
Gyane K. Santana Leal, Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil
Ivani Cristina Voos, Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil
Alba Regina Battisti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Alexandre Sardá Vieira, IFSC, São José, Brasil
Ana Paola Sganderla, UEPG e UNICENTRO, Brasil
Ana Paula Pruner de Siqueira, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa e Unicentro - Universidade do Centro Oeste do Paraná, Brasil
Anderson Luís Nunes da Mata, Graduação em Letras e Pós-Graduação em Literatura, UNB, Brasil
Andressa Brandt, IFC Camboriú, Brasil
Ângela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Angélica Caetano da Silva, Colégio Pedro II, Brasil
Bruno Muniz Figueiredo Costa, Colégio de Aplicação João XXIII, Brasil
Caroline Jaques Cubas, Brasil
Celso João Carminati, UDESC, Brasil
Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Daniel Godinho Berger, Secretaria Municipal de Educação de Florinanópolis, Brasil
Edson Antoni, Colégio de Aplicação, UFRGS, Brasil
Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
Fernando Gonçalves Bitencourt, Instituto Técnico Federal de Santa Catarina, Brasil
Flávia Maia Moreira, IFSC, São José, Brasil
Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Gioconda Ghiggi, Instituto Federal do Paraná, Brasil
Janaína Garcia Sanches, Colégio de Aplicação João XXIII, Brasil
Juarez José Tuchinski dos Anjos, UNB, Brasil
Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Karina de Araújo Dias, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Brasil
Lavinia Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Lisani Geni Wachholz Coan, Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil
Lourival Martins, UDESC, Brasil
sr marcelo barreto cavalcanti, colégio de aplicação da ufpe, Brasil
Marcos Francisco da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Brasil
Micheli Cristina Starosky Roloff, Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul, Brasil
Nucia Alexandra Silva de Oliveira
Rosangela Francischini, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Silvia Sell Duarte Pillotto, UNIVILLE, Brasil
Talles Viana Demos, Brasil
Valeria Milena Rohrich Ferreira, UFPR, Brasil
Volmir Von Dentz, IFSC, São José, Brasil
Conselho Editorial Científico Internacional
Antonio C. T. N. Cunha, Instituto de Educação, Universidade do Minho, UMinho, Portugal
José Augusto Brito Pacheco, Universidade do Minho, UMinho, Portugal
Jorge Larrosa Bondía, Universidad de Barcelona, Espanha
Sra Beatriz Oliveira Pereira, Universidade do Minho Instituto de Educação Braga Portugal, Portugal
Pier Cesare Rivoltella, Itália
Raquel Carranza, Argentina
Susana Ferreyra, Universidad Nacional de Cordoba, Argentina
Revisor de Texto, Abstract e Resumé
- George Luiz França - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. ORCID: - Lattes:
Revisor de diagramação e conferência
- Fernanda Müller - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8349-6915 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8656017232298418
Ficha catalográfica
- Araci Isaltina Andrade Hillesheim - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0853-347X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/7946915701754027
Editor-chefe/Editor gerente
Responsabilidades e Funções
O Editor-chefe (ou editor gerente) é responsável pela configuração e organização das edições e publicações. Escolha do corpo editorial, primando pela exogenia dos editores e dos revisores; políticas editoriais, qualidade do conteúdo e indexação nas bases de dados e diretórios de revistas científicas. Editar e-mails, formulários, diretrizes éticas e editoriais, e todas as demais informações e decisões em relação à revista e aos artigos.
O cadastro de editores, avaliadores, autores e demais usuários do sistema da revista é realizado pelo editor-chefe ou editor-adjunto.
O Editor-adjunto trabalha em conjunto com o Editor-chefe, nas decisões editoriais, garantindo a qualidade da revista. Na ausência do editor-chefe, o editor-adjunto fica responsável por estas atribuições. O Editor-adjunto deve ter pleno conhecimento de todas as etapas da editoração, oferecendo ao editor-chefe e ao comitê editorial informações necessárias para a tomada de decisão.
A primeira leitura do artigo com relação ao escopo da revista e ao rigor científico é feita pelo editor-chefe e em seguida pelo editor-adjunto. Em seguida, o artigo é encaminhado para o Editor de Seção, para uma segunda avaliação e seleção de revisores.
Manuscritos aprovados retornam aos editores chefe e adjunto para edição de texto, composição de provas, publicação final, atribuição de DOI e indexação.
Editores de Seção
Responsabilidades e Funções
O Editor de seção é responsável por fazer a avaliação preliminar dos artigos de sua área, que lhe forem designados, definindo sua continuidade ou não no processo double-blind review. A avaliação deve ser baseada em critérios científicos, primando pelo nível de endogenia perto de zero. Após, o editor de seção fará a indicação e/ou sugestão de pareceristas; bem como acompanhará os artigos em todo processo editorial até a sua aprovação ou rejeição.
Os editores devem observar o cronograma estabelecido para arbitragem científica, revisão dos autores e decisão final, garantindo que os prazos sejam cumpridos. Caso haja necessidade de aumento de prazos, estes devem ser acordados com a editora-chefe.
O processo de leitura prévia do manuscrito e seleção de revisores não deve levar mais que 7 dias, uma vez que a revista está empenhada em garantir um processo de tramitação ágil para os autores.
Os Manuscritos são acompanhados durante todo processo editorial pelo editor de seção, que fará suas recomendações editoriais para o Editor-chefe, baseado nos pareceres dos revisores, e de forma imparcial, mantendo a decisão editorial final com Editor-chefe.
O Editor de seção deve garantir que o processo ocorra no sistema double-blind review, o que significa que terá que checar se os autores e avaliadores enviam seus pareceres ou manuscritos sem identificação de propriedade. Se isso acontecer, o editor deve retirar as propriedades do arquivo.
Escolha do avaliador pelo editor de seção
O Editor de seção deve convidar pelo menos 4 (quatro) revisores para cada submissão, e no mínimo 2 (dois) devem aceitar realizar a avaliação do manuscrito. A escolha do avaliador (revisor) deve ser baseada na expertise do revisor quanto ao conteúdo manuscrito; preferencialmente não ser da mesma instituição dos autores ou ter publicações em conjunto nos últimos 5 anos.
Os pareceres podem retornar com as seguintes recomendações:
- Correções obrigatórias: O documento é devolvido ao autor, na medida em que deve considerar as anotações e observações.
- Submeter novamente para avaliação: O documento é devolvido ao autor, na medida em que deve considerar as anotações, avaliar e reenviar uma nova versão do material, que eventualmente passará por uma nova rodada de avaliação (garantindo o double-blind review).
- Submeter a outra revista: O autor é notificado que o seu não cumpre as condições para ser publicado na revista
- Aceitar: O autor é notificado do aceite, sendo que o documento é encaminhado diretamente para a etapa de edição de texto, diagramação e posterior produção, sem passar pelo fluxo da avaliação.
- Rejeitar: O autor é avisado da negativa de publicação e irá para o arquivo.
Nas opções aceitar e rejeitar, o editor-chefe ou editor-adjunto deve ser acionado para decisão conjunta.
Após a etapa, o manuscrito aceito retorna ao editor-chefe ou editor-adjunto para edição de texto, composição de provas e publicação final.
Conselho Editorial
Responsabilidades e Funções
Os membros do Conselho Editorial possuem função consultiva e podem ser chamados para dar parecer em manuscritos submetidos para publicação, atuar como consultor para dirimir dúvidas em questões éticas ou de pareceres de avaliadores divergentes, casos controversos, sobre questões de conflitos de interesses ou outras relacionadas às políticas éticas e editoriais.
Todas as recomendações do Conselho Editorial devem estar apoiadas nas diretrizes éticas do COPE, nas políticas editoriais e éticas da PAG, nas boas práticas de publicação científica e nas recomendações dos indexadores da Revista e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).
Nos casos em que o membro do conselho souber a identidade do autor, deve fazer suas recomendações de forma imparcial.
Apoio Editorial
Responsabilidades e Funções
A Equipe de apoio editorial dará suporte às atividades de configuração e layout da revista; submissão, verificação de checklists, edição de texto, diagramação entre outras funções editoriais.
Fluxo Editorial
Submissão: Novas submissões são atribuídas aos Editores de Seção e consideradas para passar para o estágio de Revisão.
Alguns manuscritos são inadequados e não passam deste estágio.
Revisão: os manuscritos considerados aptos são encaminhados pelo editor de seção para revisão por pares.
Alguns envios não serão aprovados na revisão e terminarão na primeira etapa de revisão. Alguns necessitam de modificações, solicitadas pelos revisores, e são novamente encaminhadas aos autores para os ajustes necessários; ao retornarem são encaminhados para uma segunda rodada de avaliação. Aqueles que são aceitos passam para o próximo estágio.
Edição de texto: os artigos aceitos passam para esse estágio, onde são aprimorados pelo trabalho de um revisor de texto. Os autores podem ter a oportunidade de revisar o texto.
Editoração: Assim que as cópias forem concluídas e aprovadas, a submissão segue para esta fase. Na produção, os arquivos copiados são convertidos em provas - HTML, XML, PDF, etc. Mais uma vez, o autor tem a oportunidade de revisar as provas. Assim que todos estiverem satisfeitos, o envio é agendado para publicação em uma edição.