ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2020

IMPACTOS DA BNCC?

Autores

  • Marcelo D'Aquino Rosa Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • João Vicente Alfaya dos Santos Colégio de Aplicação da UFSC
  • Ramon Diedrich Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina
  • Larissa Zancan Rodrigues Rede de Ensino Municipal de São José, Santa Catarina

Resumo

Neste artigo, são apresentadas algumas análises acerca dos impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma das principais políticas públicas realizadas pelo Estado brasileiro, assim como em uma das principais referências tanto na organização curricular do trabalho docente, como para consulta e estudo por parte dos alunos: livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Nesse sentido, analisamos algumas obras voltadas para o ensino de Ciências mediante uso de dois itens de análise: a) critérios eliminatórios utilizados na avaliação dos livros e organização geral das coleções e b) conteúdos de ensino sugeridos. Nossos resultados apontam para um aumento na quantidade de conteúdos de ensino das áreas de Física, Química e Geociências, as quais passam a dividir maior espaço com os conhecimentos da área das Ciências Biológicas, o que gerará grande impacto na formação de professores para essa etapa da Educação Básica. Por fim, concluímos que o livro didático, apesar de ser importante recurso para trabalho docente, reflete o conturbado momento histórico que vivemos, de modo que o uso desse precisa ocorrer de maneira crítica.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS