OFICINA REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Autores

  • Silvânia da Silva Costa Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-5974-5697
  • Robson Andrade de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Iann Letocart Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Vanessa Matos Poderoso Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Materiais manipuláveis, oficina remota, Educação Básica.

Resumo

Devido à recente crise viral da COVID-19 e seu impacto na educação, houve a necessidade de manter as atividades pedagógicas à distância. Nosso objetivo foi apresentar dados inerentes à aplicação de uma oficina, realizada de forma remota, usando materiais manipuláveis, visando os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, para abordar o conteúdo do Teorema de Pitágoras. Tal oficina foi uma ação do projeto “Com a mão na massa: aprender matemática utilizando materiais manipuláveis”, da qual os autores do presente trabalho foram integrantes. A partir dos nossos resultados, podemos afirmar que, mesmo remotamente, o uso de materiais manipuláveis gera maior interesse e maior nível de aprendizagem por parte dos alunos.

Biografia do Autor

Silvânia da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Docente de MatemáticaColégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe

Robson Andrade de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Docente de MatemáticaColégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe

Iann Letocart Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Estudante - Ensino MédioColégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe

Vanessa Matos Poderoso, Universidade Federal de Sergipe

Estudante - Ensino MédioColégio de Aplicação - Universidade Federal de Sergipe

Referências

ALMIRO, João. Materiais manipuláveis e tecnologia na aula de Matemática. 2004. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/sd/textos/gti-joao-almiro.pdf>. Acesso em: 23 de set. 2020.

JARSKE, André Oliveira Silva (et. al.). Singularidades do Colégio de Aplicação – UFS: vivências, experimentações, inovações pedagógicas e iniciação científica. São Cristóvão: Editora UFS, 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/209-noticias/564834057/87641-mec-autoriza-suspensao-de-aulas-presenciais-em-cursos-tecnicos-de-ensino-medio-por-60-dias> Acesso em: 15 de ago. 2020.

PEREIRA, Roseli. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE - Produções Didático-Pedagógicas. A Utilização de Materiais Manipuláveis Para o Ensino do Teorema de Pitágoras. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_mat_pdp_roseli_pereira.pdf >. Acesso em: 05 de ago. 2020.

PESSE, France. Pandemia afeta acesso à educação de estudantes pobres, jovens e pessoas com deficiência, diz relatório da Unesco. G1Globo. 23/06/2020. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/23/pandemia-afeta-acesso-a-educacao-de-estudantes-pobres-jovens-e-pessoas-com-deficiencia-diz-relatorio-da-unesco.ghtm >. Acesso em: 03 de set. 2020.

SARMENTO, Alan Kardec Carvalho. A Utilização Dos Materiais Manipulativos Nas Aulas De Matemática. In: VI Encontro de pesquisa em Educação, Terezina, 2011.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA