ZINISTRO: A PRODUÇÃO DE ZINES EM SALA DE AULA COMO CONSTRUÇÃO AUTORAL SOBRE LEITURAS INDICADAS ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Auteurs

  • George Luiz França Colégio de Aplicação da UFSC
  • Valentina Nunes UFSC

Mots-clés :

Ensino de Literatura, Jornalismo, Zine, Leitura, Produção Textual

Résumé

Este relato tem por objetivo apresentar e analisar o trabalho feito com três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC em 2018, o qual resultou na produção de zines sobre as leituras feitas pelos alunos por indicação uns aos outros. Descrevemos a metodologia do trabalho em sala de aula e brevemente analisamos os resultados da produção, que revelou um trabalho criativo, autoral, visual e interdisciplinar na construção de conceitos teóricos sobre literatura em relação com o repertório de leitura compartilhado pelos grupos.

Biographies des auteurs

  • George Luiz França, Colégio de Aplicação da UFSC
    Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio de Aplicação da UFSC. Doutor em Literatura pela mesma instituição.
  • Valentina Nunes, UFSC
    Professora do curso de Jornalismo da UFSC. Doutora em Literatura pela mesma instituição.

Références

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Búrigo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

______. Profanações. Trad. Selvino Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

______. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BOOKER, M. Keith. The dystopian impulse in modern literature: fiction as social criticism. Westport: Greenwood,1994.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos III: Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Motta; trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

LERM, Ruth Rejane Perleberg. Outros objetos, outras leituras: estudo das relações entre as linguagens em zines e publicações alternativas com base na semiótica discursiva. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 88-99, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ gearte/article/view/82409/48093>. Acesso em 13 maio 2018.

MELO, Camila Olivia de Melo et al. Didática-Zine. Disponível em: < https://s3.amazonaws.com/ academia.edu.documents/36944075/DidaticaZine2015.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1527703244&Signature=qfYDuB8P%2FiAswzfjl%2FlW%2B0Rla%2BI%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DDidatica-Zine.pdf>. Acesso 10 maio 2018.

Publiée

2018-08-31

Numéro

Rubrique

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES