Nhembo'e tekoa py - Educação guarani e sua relação com o território

registros fotográficos, percepções e leituras poéticas

Autores

  • Nauíra Zanardo Zanin Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Guarani, ambientes educativos, território, fotografia

Resumo

Apresento nesse ensaio fragmentos que compõem o mosaico da pesquisa realizada junto aos Guarani, no litoral de Santa Catarina, cujo enfoque residia sobre os ambientes utilizados na educação escolar levada a cabo por eles e sua relação com as práticas culturais e com o território em que vivem. Para tanto, foram registradas fotografias de diversos elementos, momentos e eventos relacionados ao tema da pesquisa. Alguns desses registros suscitaram leituras poéticas, questionamentos, reflexões e impulsionaram o caminhar da pesquisa. Portanto, minha intenção é apresentá-los agora com respeito, reconhecimento e agradecimento por poder compartilhar essas vivências

Biografia do Autor

Nauíra Zanardo Zanin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Arquiteta e urbanista pela mesma universidade. Professora adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, RS. Email: uffs@nauira.arq.br

Referências

CONEXÃOITATY. Conexão Itaty. Blog da Tekoa I taty. Disponível em:http:// conexaoitaty.

blogspot. com. br. Acesso em: 22 ago 2016.

DOOLEY, R. A. Léxico Guarani, dialeto Mbyá : com informações úteis para o ensino médio, a aprendizagem e a pesquisa l inguística. Brasil: Associação Linguística

Internacional, SIL Brasil, 2013.

POTY, V. Os Guarani Mbyá. Ñe’ ẽ / Palavras. In: POTY, V.; CHRISTIDIS, D. Os Guarani

Mbyá . Porto Alegre: Wences Design Criativo, 2015

ZANIN, N. Z. Intervenções arquitetônicas junto a povos indígenas: processo de projeto,

apropriação e uso de ambientes escolares . Tese ( Doutorado) - Programa de Pós- graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

ZANIN, . Z. Nhembo’e tekoa py - Educação guarani e sua relação com o território: registros fotográficos, percepções e leituras poéticas. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 14–34, 2021. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6498. Acesso em: 10 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)