Dinâmicas culturais indígenas e suas relações com lugares de identificação

Autores

  • Nauíra Zanardo Zanin Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Dinâmicas culturais indígenas, lugares de identificação, patrimônio imaterial

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre alguns posicionamentos assumidos por grupos indígenas, a partir de situações que tive a oportunidade de participar e observar. Buscarei dialogar com autores que trazem a identidade como um atributo relacional, que se refere à interação com outros, aproximando-me da argumentação sobre a identidade cultural e suas transformações, que carregam a necessidade de reconhecer as dinâmicas inerentes às vivências (inter)culturais e suas relações com lugares simbólicos que compõe o patrimônio imaterial. Também são apresentadas reflexões acerca do papel da escola indígena como instrumento para a reafi rmação de suas identidades étnicas, e a relevância dos ambientes escolares expressarem representações simbólicas com essa intenção. Para finalizar, utilizo -me dos “lugares antropológicos” de Marc Augé (1994) relacionando -os com as situações descritas, que contemplam lugares de identificação de comunidades indígenas, alguns deles presentes em memórias ancestrais, mas ainda vivos e relacionados ao seu patrimônio imaterial

Biografia do Autor

Nauíra Zanardo Zanin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Arquiteta e Urbanista e Mestre em Engenharia Civil na Linha de Edificações e Comunidades Sustentáveis, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PósARQ/UFSC). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS. E-mail: nauira@nauira.arq.br

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

ZANIN, . Z. Dinâmicas culturais indígenas e suas relações com lugares de identificação. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 1–24, 2016. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6419. Acesso em: 5 fev. 2025.

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