TREINAMENTO DE ESTUDANTES DE DESIGN PARA CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.83-94

Palavras-chave:

Design no antropoceno, Design para um comportamento sustentável, Design para inovação social, Evolução humana, Design sistêmico

Resumo

Até o momento, durante a evolução humana, nós (humanos) temos ido contra a natureza em vez de nos adaptar e evoluir com ela e, neste aspecto, o surto de Covid-19 tem sido uma experiência humi- lhante. Muitas das chamadas soluções são concebidas sem considerar ou avaliar as consequências negativas que todos enfrentamos hoje e que vão piorar com o tempo se não forem feitas alterações. Afirmamos que os designers têm a responsabilidade de intensificar a evolução humana como nosso papel neste reino material (Margolin, 2002). Para isso, propomos o conceito de um jogo de simulação (Second Planet) que visa moldar as ações dos alunos de design em direção a soluções que irão melhorar a evolução humana. Como uma simulação, os alunos seriam capazes de prototipar, testar e implementar suas soluções no Segundo Planeta, onde as consequências de suas soluções poderiam ser analisadas a partir de dimensões sociais, ambientais e éticas sem causar danos no mundo real. Uma ferramenta para promover uma mudança de comportamento do aluno face à implementação da responsabilidade social no Design.

Referências

BODDY, C. R. The Corporate Psychopaths Theory of the Global Financial Crisis. Journal of Business Ethics, v. 102, n. 2, p. 255 – 259, 2011. Disponível em: https://doi:org/10:1007/s10551-011-0810-4.

BONSIEPE. Design, cultura e sociedade. 1. ed. [S.l.]: São Paulo: Edgard Blucher, 2011. ISBN 9788521205326.

BROWN, C. L. et al. Addressing Childhood Obesity: Opportunities for Prevention. v. 62, n. 5, p. 1241 – 1261, Oct 2015. Disponível em: https://doi:org/10:1016/j:pcl:2015:05:013.

CARDOSO, R. Design para um Mundo Complexo. 1. ed. [S.l.]: Cosac Naify, 2012. ISBN 9788540500983.

CESCHIN, F.; GAZIULUSOY, Design for Sustainability: A Multi-level Framework from Products to Socio-technical Systems. 1. ed. London: Routledge, 2019/10. 186 p. ISBN 9780429456510. Disponível em: https://doi:org/10:4324/9780429456510.

DAO, T.; HOCKE, J. Critical thinking in the higher education classroom: knowledge, power, control and identities. British Journal of Sociology of Education, v. 43, n. 1, p. 140 – 158, Nov 2021. Disponível em: https://doi:org/10:1080/01425692:2021:2003182.

DATTA, R.; UPADHYAY, K.; JAIDEEP, C. Simulation and its role in medical education. Med J Armed Forces India, v. 68, n. 2, p. 167 – 172, April 2012. Disponível em: https://pubmed:ncbi:nlm:nih:gov/24623932/.

DAVIS, J. L. How Artifacts Afford: The Power and Politics of Everyday Things. The MIT Press, 2020. Disponível em: https://direct:mit:edu/books/book/4865/How-Artifacts- AffordThe-Power-and-Politics-of.

EEKELS, J. On the fundamentals of engineering design science: The geography of engineering design science. Journal of Engineering Design, v. 11, n. 4, p. 377 – 397, Aug 2000/02. Disponível em: ttps://doi:org/10:1080/09544820010000962.

FACIONE, P. A. Critical thinking: A statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. California Academic Press, The Delphi report, CA, 1990. Disponível em: https://www:scirp:org/(S(351jmbntvnsjt1aadkposzje))/reference/ ReferencesPapers:aspx?ReferenceID=465429.

FISHER, T. What We Touch, Touches Us: Materials, Affects, and Affor- dances. Design Issues, v. 20, n. 4, p. 20 – 31, Setembro 2004. ISSN 10.1162/0747936042312066. Disponível em: https://www:researchgate:net/publication/

_What_We_Touch_Touches_Us_Materials_Affects_and_Affordances.

GEORGE, G et al. Understanding and Tackling Societal Grand Challenges through Management Research. Academy of Management Journal, v. 59, n. 6, p. 1880 – 1895, 7 2016. Disponível em: https://journals:aom:org/doi/10:5465/amj:2016:4007.

GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; SANTOS, M. C. L. dos; WANDERLEY, I. M. Design e reuso: do

descarte à reinvenção. In: SANTOS, M. C. L. dos (coord.). Design, resíduo & dignidade. São Paulo: Editora Olhares, 2014. cap. 7, p. 115 – 129.

GRALHA. A dimensão política do design de comunicação : uma exploração prática. 2018. 73 p. Dissertação (Faculdade de Belas Artes) — Universidade de Lisboa.

KUHN, S et al. The Myth of Blunted Gamers: No Evidence for Desensitization in Empathy for Pain after a Violent Video Game Intervention in a Longitudinal fMRI Study on Non-Gamers. Neurosignals, v. 26, n. 1, April 2018. Disponível em: https://doi:org/10:1159/000487217.

KUMAR, P. COVID-19 and the nature trade-off paradigm. 2020. Disponível em: https://www:unep:org/news-and-stories/story/covid-19-and-nature-trade-paradigm.

LIN, H. Effectiveness of Interactivity in a Web-based Simulation Game on Foreign Language Vocabulary Learning. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 182, p. 313 – 317, 2015. ISSN 1877-0428. Disponível em: https://doi:org/10:1016/j:sbspro:2015:04:772.

MARGOLIN, V.; MARGOLIN, S. A “Social Model” of Design: Issues of Practice and Research. Design Issues, v. 18, n. 4, p. 24 – 30, October 2002. Disponível em: https://direct:mit:edu/desi/article/18/4/24/60066/A-Social-Model-of-Design-Issues-of- Practice-and.

MARGOLIN, V. Design in History. Design Issues, v. 25, n. 2, p. 94 – 105, April 2009. Disponível em: https://direct:mit:edu/desi/article/25/2/94/68956/Design-in-History.

MARGOLIN, V. Design for a Sustainable World. Design Issues, v. 14, n. 2, p. 83 – 92, Summer 1998. Disponível em: https://doi:org/10:2307/1511853.

MARGOLIN. Políticas do Artificial: ensaios e estudos sobre design. Rio de Janeiro: Record, 2014. P.130.

MARGOLIN, V. The Politics of The Artificial: Essays on Design and Design Studies. [S.l.]: University of Chicago Press, 2002.

MCPECK, J. Critical thinking and education. England: Martin Robinson, 1981.

MEGGINSON, LEON C. Lessons from Europe for American Business. The Southwestern Social Science Quarterly, Wiley, v. 44, n. 1, p. 3 – 13, June 1963. Disponível em: https://www:jstor:org/stable/42866937.

NORMAN, D. The Design of Everyday Things. 2. ed. Nova Iorque: Basic Books, 2013. 378 p. ISBN ISBN 9780465050659.

ORR, D. The Political Economy of Design in a Hotter Time. Routledge, v. 1, n. 1, p. 3 – 10, 1 2017. Disponível em: https://www:taylorfrancis:com/chapters/edit/10:4324/9781315625508- 2/political-economy-design-hotter-time-david-orr.

PAPANEK, V. Design for the real world; human ecology and social change. [S.l.]: Pantheon Books, 1972. ISBN 978-0-394-47036-8.

PARENTI, M. The Cultural Struggle. [S.l.]: Seven Stories Press, 2005.

PEARCE, C. Towards a game theory of game. In: PEARCE, C (Ed.). First person, 2004. cap. IV, p. 143 – 153. Disponível em: http://www:anabiosispress:org/VM606/ 1stPerson_cpearce:pdf.

PITHERS, R. T; R. SODEN. Critical Thinking in Education: A Review. Educational Research, v. 42, n. 3, p. 237 – 249, Dec 2000. Disponível em: https://doi:org/10:1080/

RAWORTH, K. A safe and just space for humanity: Can we live within the doughnut? Oxfam: Oxfam International Discussion Paper, 2012.

REDIG, J. “Design: responsabilidade social no horário do expediente.” O papel social do design gráfico: história, conceitos e atuação profissional. Senac, São Paulo, p. 86 – 113, 2011.

SENTALIN, P. B. R. et al. Obesity and metabolic syndrome in children in Brazil: The challenge of lifestyle change. Medicine, Bazargan-Hejazi., Shahrzad, v. 98, n. 18, May 2019. Disponível em: https://journals:lww:com/md-journal/Fulltext/2019/05100/ Obesity_and_metabolic_syndrome_in_children_in:122:aspx.

SHIVELY, K.; STITH, K. M.; RUBENSTEIN, L. Measuring What Matters: Assessing Creativity, Critical Thinking, and the Design Process. Gifted Child Today, v. 41, n. 3, p. 149 – 158, 2018. Disponível em: https://doi:org/10:1177/1076217518768361.

SIEGEL, H. Critical Thinking. International Encyclopedia of Education, v. 6, p. 141 – 145, 2010. Disponível em: https://doi:org/10:1016/B978-0-08-044894-7:00582-0.

SINGAPORE, NATIONAL RESEARCH FOUNDATION -- NRF. Research, Innovation and

Enterprise (RIE) 2020 plan. Research, Innovation and Enterprise, 2016. Disponível em: https://www:nrf:gov:sg/docs/default-source/Publications/rie2020-publication-%28final%29-

%28may-2016%29:pdf.

T. JANAKOS. The Collected Writings From Soka University of America. USA: Second American Renaissance Press, 2011.

TORNQVIST, D. Exploratory Play in Simulation Sandbox Games. In: ASSOCIATION, I. R. M. (Ed.). Gamification: Concepts, methodologies, tools, and applications. [s.n.], 2015. p. 1751

– 1770. Disponível em: http://doi:10:4018/978-1-4666-8200-9:ch088.

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Gallindo, V. M., Silva, A., & Abinaya, N. (2022). TREINAMENTO DE ESTUDANTES DE DESIGN PARA CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR. IX Sustentável, 8(2), 83–94. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.83-94