RESUMO DE DISSERTAÇÃO: INDEXAÇÃO E MAPEAMENTO DE EXEMPLOS PARA AS HEURÍSTICAS COMPILADAS DA TRIZ
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n1.171-172Resumo
A consciência da intensificação da concorrência global e os desafios sociais e ecológicos complexos ampliam a atenção e o interesse em inovação e tecnologia. Neste contexto exige-se uma constante busca por novas fontes de inspiração, demandando que a geração de ideias e soluções de problemas inventivos sejam cada vez mais eficientes. Uma metodologia reconhecida pela sua eficiência, sistemática e estimula ao pensamento inventivo é a TRIZ (Theory of Inventive Problem Solving). A aplicação da TRIZ propõe a utilização de diversas ferramentas e conceitos que incluem princípios inventivos e combinados, padrões e templates, denominados neste estudo de heurísticas inventivas. As heurísticas são aplicadas como estratégia cognitiva que levam os projetistas para um espaço de soluções diversas explorando ideias mais criativas e de elevado potencial. No entanto, o número elevado de Heurísticas Inventivas da TRIZ demanda um tempo significativo para serem compreendidas selecionadas e aplicadas, representando um obstáculo para os recém-chegados à TRIZ. A fim de suprir esta lacuna, o seguinte estudo tem por objetivo desenvolver um catálogo a partir das heurísticas inventivas de TRIZ, previamente compiladas, exemplificando-as e indexando-as. O método de pesquisa dos exemplos ocorreu por meio de análise funcional e geração de palavras-chaves, com busca em banco de dados online, patentes, revistas, livros, entre outros. A seleção dos exemplos foi focada em situações, processos e produtos reais em que a criatividade ou a grande capacidade competitiva proveniente de inovação foram evidenciadas. A sua descrição ocorreu de modo textual e visual. O índice unificado proposto leva em consideração estudo de autores antecessores, além de funções e atributos de cada heurística. O estudo proporcionou uma “tradução” mais didática das heurísticas e um mapeamento de exemplos, a fim de tornar a sua aplicação mais prática aprimorando o processo de transferência de ideias para geração de soluções criativas com grande potencial inovador.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).