AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DE UM REATOR EM BATELADAS SEQUENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.116-117Palavras-chave:
Avaliação de Ciclo de Vida, ACV, Tratamento de Efluentes Domésticos, Reator em Bateladas SequenciaisResumo
Os sistemas de tratamento de efluentes são utilizados há anos para reduzir os riscos de contaminação e os impactos no ambiente. Porém, até pouco tempo atrás não se considerava os efeitos causados pelo próprio sistema. Portanto, os profissionais da área passaram a incorporar novos critérios e abordagens na escolha das técnicas disponíveis. Uma das formas de avaliar os impactos de maneira global, é através da Análise de Ciclo de Vida (ACV). Os resultados da análise apontaram dois processos como gargalos do sistema, o consumo de energia na fase de operação e o gerenciamento do lodo.Referências
GUINEÉ, J. et al. Life Cycle Assessment: Past, Present, and Future. Environ. Sci. Technol. 2011, 45, 90–96.
COROMINAS, L. et al. Life cycle assessment applied to wastewater treatment: State of the art. Water Research, v. 47, n. 15, p. 5480–5492, 2013.
DAUDT, Gilberto Caye. Desempenho e emissões de óxido nitroso de reator em bateladas sequenciais com grânulos aeróbios para tratamento de esgoto sanitário. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).