THE LOOK OF DESIGN ON NARRATIVE CERAMICS FROM GRUPO FLOR DO BARRO - CARUARU/PE
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.143-153Palabras clave:
Design de Produto, Artesanato Cerâmico, Alto do Moura.Resumen
The Alto do Moura, neighborhood of the city of Caruaru, is recognized for its crafts of figurative ceramic pieces with influence of Mestre Vitalino, among other artisans. Fruit of the ceramic tradition, since 2014, the Group Flor do Barro, formed by women artisans, meets with the common interest of visibility and recognition of their crafts. The present article presents the first results of an extension project of the Design Course of UFPE, directed to this group of artisan women, which seeks to bring design closer to local crafts. The research method adopted was the one proposed by the Design Laboratory O Imaginário/UFPE, based on five guiding axes: Design, Management, Production, Communication and Market. The results of the Group's diagnosis point to a creative process represented by the narrative of daily life, family memories and female empowerment; a rudimentary ceramic production sustained by manual modelling and firing in wood-fired ovens; the finishing of pieces by cold painting and commercialisation limited to tourist visits to the neighbourhood. At the same time that one perceives a politically organized group capable of being a vector for public actions for local crafts, the production process is individual.Citas
ANDRADE, A. M. Q. et al. Imaginário Pernambucano: design, cultura, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Recife: Zoludesign, 2006.
ANDRADE, A. M. Q. DE. A Gestão de Design e o Modelo de Intervenção de Design para Ambientes Artesanais: Um Estudo de caso sobre a atuação do Laboratório de Design O Imaginário/UFPE nas comunidades produtoras Artesanato Cana-Brava - Goiana, e Centro de Artesanato Wilson de Queiroz Campos Júnior - Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 205. 2015.
ANDRADE, A. M. Q. DE.; CAVALCANTI, V. P. Laboratório O Imaginário: uma trajetória entre design e artesanato. Recife: Zoludesign, 2020.
BARBOSA, A. C. DE M. CADA LUGAR NA SUA COISA: Um estudo sobre os suvenires do Alto do Moura através da dimensão semiótica do design e da cultura turística. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 233. 2019.
COSTA, JANETE. [Entrevista concedida a A CASA] Daniel Douek. Publicado em 8 de agosto de 2008. Disponível em: <http://www.acasa.org.br/biblioteca/texto/176>. Acesso em: jul. 2018.
ISMAEL, E.; CUNHA, K. Mulheres Artesãs do Alto do Moura: suas histórias, memória e identidades. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2018.
PAB - PORTAL DE ARTESANATO BRASILEIRO. Programa do Artesanato Brasileiro - PAB. Disponível em: <http://www.artesanatobrasileiro.gov.br/pagina/1>. Acesso em: 21 jan. 2021.
PEREIRA, Q. DA C. Design e Artesanato: uma alternativa para o designer pernambucano. Monografia (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 77. 2004.
ROCHA, DARLAN NEVES DA. A arte é para todos: patrimônio cultural, tradição de conhecimento, processos sociotécnicos e organização social do trabalho entre artesãos do Alto do Moura (Caruaru/PE). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia. UFPB, João Pessoa, 2014.
SEBRAE. Pesquisa O Artesão Brasileiro. 2013.
TEDX ALTODOMOURAED. Quando os homens são mestres e as mulheres, artesãs | Cleonice Otília |, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Q2A9707ZXf4&list=LL&index=6>. Acesso em: 17 mar. 2021.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).