SLOW DESIGN: EXPRESSION OF CULTURAL IDENTITY IN THE REGION OF CIANORTE/PR THROUGH FURNITURE PARTS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.45-58Palabras clave:
Ecodesign, Cultural identity, Cardboard, Furniture designResumen
Based on the principles of Ecodesign and Slow Design, this paper seeks to propose an alternative for the use of industrial waste from the city of Cianorte/PR. For that, the designer Domingos Tótora´s production processes of using cellulose mass and fabric fiber were investigated and based on the Design Science Research method, the set of Companhia benches was developed. These, in addition to being produced according to Slow Design guidelines, also express the city's cultural identity in visual and tactile elements. Through the development of the set of benches, it was possible to observe how Ecodesign combined with slow design can contribute to sustainable design and to understand the peculiarities of the production process proposed by Domingos Tótora based on the experience of prototyping the Companhia benches.
Citas
PAZMINO, Ana Veronica. Uma reflexão sobre design social, eco design e design sustentável. Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, v. 1, p. 1-4, 2007.
CESCHIN, Fabrizio; GAZIULUSOY, İdil. Design for sustainability: A multi-level framework from products to socio-technical systems. Oxon: Routledge, 2019.
VORONOVICZ, Priscila. ZANCARI, Claudia R. H. Slow Design e os requisitos do design sustentável. Departamento Acadêmico de Desenho Industrial Campus Curitiba Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. 2011. Available in: http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt026-slowdesign.pdf. Access in: 27 abril 2020.
KARLSSON, R.; LUTTROPP, C. Ecodesign: what's happening? An overview of the subject area of Ecodesign and the papers in this special issue. Journal of Cleaner Production, v. 14, p. 1291-1298, 2006.
TINGSTRÖM, J.; KARLSSON, R. The relationship between environmental analyses and the dialogue process in product development. Journal of Cleaner Production, v. 14, p. 1409-1419, 2006.
BORCHARD, Miriam, e col. Considerações sobre ecodesign: um estudo de caso na indústria eletrônica automotiva. Available in: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v11n2/v11n2a09.pdf . Access in: 15 de maio de 2019.
TÓTORA, Domingos. Processo. 2020. Available in: https://www.domingostotora.com.br/. Access in: 27 abr 2020.
RODRIGUES, Isabela. Slow Design no Brasil: Uma primeira abordagem. Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- UNIFESP. 2019. Available in: https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/51784/Monografia%20Slow%20Design%20no%20Brasil%20Uma%20Primeira%20Abordagem.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Access in: 10 de abril de 2020.
MENA, Isabela. VERBETE DRAFT: O QUE É SLOW DESIGN? Available: https://www.projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-slow-design/. Access in: 20 de maio de 2020.
RÜTHSCHILLING, E. A. et. al. Slow Design de Superfície e Tecnologias Contemporâneas Aplicados na Moda. UDESC, v. 11, n. 21, p. 1-19. 2018.
KRUCKEN, Lia. Design e Território: Uma abordagem integrada para valorizar identidades e produtos. 1ª Ed. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
MACIEL, R. C. et al. Design, identidade e território: uma proposta de ensino. Colóquio Internacional de Design, v. 4, n. 3, p. 1-5, 2018.
CIANORTE, Prefeitura. Moda em Cianorte. 2018. Available in: https://www.cianorte.pr.gov.br/sobre/moda-em-cianorte. Access in: 12 de junho de 2020.
CARDOSO, Luiz Fernando. Otimismo nas máquinas de costura: setor têxtil projeta volta do crescimento no PR. Gazeta do Povo, 2019. Available in: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/otimismo-setor-textil-pr/. Access in: 26 de junho de 2020.
LACERDA, Daniel Pacheco et al. Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção. Gestão & Produção. São Carlos, v. 20, n. 4, p. 741-761, 2013.
MADA MARCENARIA. Industrialização do design, bom ou ruim? 16 set. 2016. Available in: http://madamarcenaria.com.br/industrializacao-do-design-bom-ou-ruim/. Access in: 20 abril de 2020.
MARTELI, Leticia N.; VITO, Meriele F.; CAMARGO, Maristela G. ESTUDO SOBRE RESÍDUOS TÊXTEIS: ABORDAGEM PRÁTICA SOBRE DESCARTE, APLICAÇÃO E CRIAÇÃO. 2015. Universidade Estadual de Maringá, departamento de design e moda. Available in: http://www.eaic.uem.br/eaic2015/anais/artigos/26.pdf. Access in: 21 abril 2020.
SENA, Larissa Bartoski de. Dados do setor de móveis são divulgados pela Abimovel. Emobili. 09 jul. 2019. Available in: https://emobile.com.br/site/industria/dados-do-setor-de-moveis-sao-divulgados-pela-abimovel/ . Access in: 20 abr. 2020.
FRANCO, Anibal Gouvea. Estudo do papelão ondulado de parede dupla, como material alternativo de mobiliário com design ecológico. Disponível em: http://anapaulanasta.com/wp-content/uploads/2016/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Annibal-Franco.pdf. Access in: 15 de maio de 2020.
NANI, Everton Luiz. Meio Ambiente e Reciclagem – Um caminho a ser seguido. 1ª ed. Editora Juruá: Curitiba, 2007.
VICTORIA, Isabel. C. M. Design de Produto Aplicado à Cultura Slow: Mobiliário Urbano Modular. Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, p. 33-45. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).