RESUMO DE DISSERTAÇÃO: PROJETO REGENERATIVO: UMA VISÃO HOLÍSTICA DE PLANEJAMENTO PARA A INTERDEPENDÊNCIA DO CAMPUS COM A CIDADE

Autores

  • Fábio Pedroso Dias Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Ripper Kós Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.197-198

Palavras-chave:

Projeto Regenerativo, Campus Universitário, Guias de Projeto Regenerativo para Campus Universitário

Resumo

Evidências emergentes mais recentes motivam   para   a necessidade de um "paradigma de sustentabilidade regenerativa" que entrelaçam os sistemas humanos em uma parceria cocriativa com a natureza; visando aplicar um conjunto de práticas de projeto e engenharia ecológica no seu desenvolvimento narrativo, modificando o ambiente urbano de acordo com as exigências à procura  de  soluções  duradouras com uma abordagem integrada dos problemas físicos, ambientais e econômicos (DU PLESSIS, COLE, 2011). Deste modo, o presente trabalho utilizou uma metodologia, que foi aplicada no contexto urbano do Campus Sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como objetivo apresentar um modelo de planejamento, fundamentado na teoria do projeto regenerativo com a finalidade de reconstituir as fronteiras urbanas do campus com seus arredores, a partir da necessidade que a universidade tem de se abrir para a cidade; demonstrando como estas relações podem acontecer de uma forma diferente através da restauração dos ecossistemas juntamente com as relações humanas e como que elas se complementam.

Biografia do Autor

Fábio Pedroso Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo. Durante o período de graduação, por meio de um programa de mobilidade acadêmica promovido pelo MARCA Mercosul, frequentou também a Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño da Universidad Nacional de Córdoba na Argentina. Por seu Trabalho Final de Graduação recebeu Menção Honrosa no Prêmio José Albano Volkmer, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil para os melhores trabalhos de fim de graduação do período. Recebeu também o posto de Honra ao Mérito como acadêmico de melhor desempenho acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo no período de 2016/1 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo. Atualmente é Pesquisador no Laboratório de Ecologia Urbana (LEUr) vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (PósARQ) e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB); atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regenerativo, campus universitário, centralidade urbana, ecologia urbana e planejamento urbano. No período de 2011 a 2013 atuou como Pesquisador Universitário na Universidade de Passo Fundo como bolsista do CNPq, Capes e Fapergs; atuando nos temas: construção sustentável, ecoeficiência, planejamento de edifícios universitários, environmental confort, thermal performance, planejamento e gestão urbana. Simultâneo ao período acadêmico desenvolveu atividades e práticas em escritórios de arquitetura, acompanhando a produção e execução de obras da construção civil e como desenhista de projetos arquitetônicos em programa de AutoCAD e Revit; e no desenvolvimento de maquetes eletrônicas em Sketchup; e pós-produção arquitetônica nos programas Lumion, V-Ray e Photoshop. Colaborou no quadro funcional da Construtora Bolsa Construções e Incorporações LTDA no município de Passo Fundo, no Setor de Projetos (gerenciamento de projetos) e Pós-venda (atendimento ao cliente).

José Ripper Kós, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Laboratório de Ecologia Urbana (www.leur.ufsc.br), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Arquitetura pela Tulane University, New Orleans, EUA (1991) e PhD em Tecnologia da Informação e História da Cidade - pelo Department of Architecture and Building Science da University of Strathclyde, Glasgow, Reino Unido (2003) e Pós-Doutorado no Sustainable Building Research Centre, University of Wollongong, Austrália (2014). Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992-2007) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB-UFRJ), desde a sua criação, em 1994. Desde 2008, leciona na Universidade Federal de Santa Catarina, coordenando o Curso de Arquitetura e Urbanismo, entre 2014 e 2016 e é docente do Pós-ARQ, UFSC. De 2000 a 2003 foi Presidente da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) e integrou a diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ). Participa com frequência de comitês científicos de reconhecidos congressos internacionais na área de Arquitetura, Urbanismo e Mídias Digitais e é consultor ad-hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPERJ, FONCyT (Argentina), CONICYT (Chile), FWO Research Foundation (Bélgica). Recebeu também relevantes premiações acadêmicas, destacando-se em 2018 o prêmio Arturo Montagú da SIGraDi pela sua trajetória acadêmica e Menção Honrosa como orientador do Prêmio CAPES de Tese na área de Arquitetura e Urbanismo. Foi coordenador na UFSC na equipe brasileira/colombiana vencedora do Solar Decathlon Latin America & Caribbean 2019 e em 2012 recebeu o prêmio de terceiro lugar em Sustentabilidade orientando a equipe brasileira no Solar Decathlon Europe, 2012). Foi premiado também por projetos arquitetônicos de sua autoria: o Prêmio Anual do IAB-RJ em 2004 com a Casa em Petrópolis e, em 2014 o Prêmio Habitat Sustentável da Saint Gobain, com a Casa das Guaracemas.

Referências

DALTON, L. C.; HAJRASOUILHA, A. H.; RIGGS, W. W. State of the art in planning for college and university campuses: site planning and beyond. Journal of the American Planning Association, 2018, p.145-161.

DU PLESSIS, C.; COLE, R. J. Motivating change: shifting the paradigm. Building Research & Information, 2011, p.436-449.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Dias, F. P., & Kós, J. R. (2020). RESUMO DE DISSERTAÇÃO: PROJETO REGENERATIVO: UMA VISÃO HOLÍSTICA DE PLANEJAMENTO PARA A INTERDEPENDÊNCIA DO CAMPUS COM A CIDADE. IX Sustentável, 6(2), 197–198. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n2.197-198

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação