ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE LOTEAMENTO EM ENCANTADO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.147-156Palabras clave:
Loteamento. Análise econômica. Custos. Economia urbana.Resumen
O desenvolvimento de loteamentos é uma atividade importante no campo da economia urbana e também tem reflexos ambientais e sociais. Do ponto de vista econômico, trata-se de tarefa relativamente complexa. O planejamento dos empreendimentos pode ser aprimorado com uma análise mais objetiva. A redução da subjetividade pode reduzir o risco envolvido e ampliar as probabilidades de sucesso. Este trabalho apresenta a análise de viabilidade de um loteamento em Encantado, RS. A partir da estimativa de valores para os terrenos, foi proposto um fluxo de caixa com a distribuição de custos e receitas ao longo do empreendimento. Para a análise de viabilidade financeira do loteamento foram utilizados cenários adotando como indicadores de viabilidade: payback, valor presente líquido e taxa interna de retorno, os quais indicaram que o investimento pode trazer retornos financeiros significativos. O estudo visa contribuir para a compreensão da organização econômica deste tipo de empreendimento.
Citas
BALCHIN, P. N.; KIEVE, J. L. Urban land economics. 3ed. London: MacMillan, 1986.
BRASIL. Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Brasília, 1979.
GALESNE, A., FENSTERSEIFER, J. E., LAMB, R. Decisões de investimentos da empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
HUMMEL, P. R. V.; TASCHNER, M. R. B. Análise e decisão sobre investimentos e financiamentos. 4ed. São Paulo: Atlas, 1995.
LAVENDER, S. D. Economics for builders and surveyors. Essex,UK: Longman, 1990.
MUTH, R. F. Urban economic problems. New York: Harper&Row, 1975.
ABRAMO, P. A dinâmica imobiliária: Elementos para o Entendimento da Espacialidade Urbana. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano), 1988.
CAIRES, H. R. R. D. Avaliação de glebas urbanizáveis, São Paulo: Pini, 1984.
MASCARÓ, J. L. Loteamentos urbanos. Porto Alegre: +Quatro Editora, 2005.
VEGNI-NERI, G. B. D. Avaliação de glebas, loteamentos e distritos industriais. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
BALARINE, O. F. O. Tópicos de matemática financeira e engenharia econômica. Porto Alegre: Edipucrs., 2004.
ISAAC, D. Property investment. London: MacMillan, 1998.
ROCHA LIMA JR., J.. Decidir sobre investimentos no setor da construção civil. Boletim Técnico 200 (BT/PCC/200). São Paulo: EPUSP, 1998.
CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HIRSCHFELD, H. Engenharia econômica e análise de custos. 7ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MORETTI, R. de S. Loteamentos: Manual de recomendações para elaboração de projeto. São Paulo: IPT., 1986.
KASSAI, J. R.; KASSAI, S.; SANTOS, A.; ASSAF NETO, A. Retorno de investimento: Abordagem matemática e contábil do lucro empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.
LAPPONI, J. C. Avaliação de projetos de investimento: Modelos em Excel. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora, 1996.
SOUZA, A. B. Projetos de investimento de capital: Elaboração, análise e tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2003.
AMADEI, V. C.; AMADEI, V. D. A. Como lotear uma gleba: O parcelamento do solo urbano e seus aspectos essenciais (loteamento e desmembramento). (4ª ed). Campinas: Millennium, 2014.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 14653-2. Avaliação de bens. Parte 2: Imóveis urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
HARRISON, I. W. Avaliação de projetos de investimento. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.
DAMODARAN, A. Avaliação de investimentos. Ferramentas para avaliar qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1997.
DANTAS, A. Análise de investimentos e projetos aplicados à pequena empresa. Brasília: Universidade de Brasília, 1996.
GONÇALVES, J. C. A especulação imobiliária na formação de loteamentos urbanos: um estudo de caso. Rio de Janeiro: E-Papers., 2010.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 14.653-4. Avaliação de bens – Parte 4: Empreendimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
FARO, C. de. Elementos de engenharia econômica. 3ed. São Paulo: Atlas, 1979.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).