RESUMO DE DISSERTAÇÃO: INFRAESTRUTURAS VERDES NO CONTEXTO URBANO: A APLICABILIDADE DO TELHADO VERDE E JARDIM DE CHUVA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.165-166Resumen
O investimento da construção civil nas cidades tem aumentado significativamente, o que tem ocasionado a impermeabilização do solo e a consequente preocupação em utilizar tecnologias sustentáveis que auxiliem na mitigação dos problemas gerados pela acelerada urbanização. Esta pesquisa objetiva conhecer as infraestruturas verdes utilizadas no contexto urbano para investigação da aplicabilidade do telhado verde e jardim de chuva na cidade de São Luís (MA), considerando suas características climáticas e ambientais. A metodologia adotada consistiu, de acordo Gil (2002), em uma pesquisa descritiva com levantamento bibliográfico em literatura especializada com o intuito de entender os conceitos que norteiam essas infraestruturas, aprofundando nas técnicas telhado verde e jardim de chuva e, ao final, realizando uma investigação de como podem ser incorporados na cidade de São Luís. Concluiu-se que existe a possibilidade da aplicação das tecnologias em São Luís e a obtenção dos seus benefícios, desde que implantadas segundo a realidade da cidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).