RESUMO DE DISSERTAÇÃO - RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE E O USUÁRIO: APLICAÇÃO DE MAPA COMPORTAMENTAL A UM LAR DE IDOSOS NA CIDADE DE PASSO FUNDO/RS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n2.193-194Resumen
O crescimento da população idosa, cada vez mais acelerado, traz à tona questões sobre a melhoria na qualidade do espaço e de serviços fornecidos em lares de idosos. Com isso, o presente trabalho teve por finalidade analisar a ergonomia de um refeitório e de uma copa em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos da cidade de Passo Fundo/RS, com o intuito de contribuir com melhorias para o local. Após desenvolver um diagnóstico acerca dos ambientes definidos, aplicou-se um dos métodos oriundos da Psicologia Ambiental, o Mapa Comportamental, a fim de compreender a funcionalidade do ambiente através de observações e questionamentos no dia-a-dia dos idosos e funcionários. Como resultado final, notou-se que a ergonomia das mesas destinadas às refeições estão deficientes, bem como a logística entre o refeitório e a copa, causando uma sobrecarga nos funcionários. A fim de possibilitar uma melhor postura e maior agilidade nos serviços, as intenções pontuais de mudança já foram propostas com o objetivo de serem executadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).