ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA PERANTE TÉCNICAS CONSTRUTIVAS PARA UMA ESTRUTURA GEODÉSICA DE BAMBU
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2018.v4.n1.57-65Palabras clave:
Bambu, Sustentabilidade, Geodésica, ViabilidadeResumen
Ainda existe um enorme preconceito para utilização do bambu, no Brasil, como material para a construção civil, fator este que se deve principalmente ao desconhecimento sobre as suas características em virtude à falta de normativa técnica. A sustentabilidade é primordial para o desenvolvimento mundial e o bambu atende as premissas para este conceito, podendo ser utilizado em diversas finalidades, entre elas a construção de leves estruturas flexíveis. Para a presente pesquisa foi elaborado um projeto de um centro artístico-cultural no interior do Município de Chapecó-SC, o volume projetado será uma geodésica aonde o bambu tornou-se o protagonista da idealização, a partir de reflexões em bases teóricas foram determinadas duas técnicas construtivas diferenciadas, concluídas as propostas foram realizadas análises técnicas e econômicas para cada método executivo, em ambas as situações foram identificadas viabilidades nestas três etapas construtivas (fundações, tratamento e conexões), todavia segundo requerido pela proprietária do imóvel a ser realizada a execução do projeto, os quesitos econômicos e diminuição de impactos ambientais negativos foram mais relevantes no diagnóstico, em que uma das opções se mostrou mais viáveis nos parâmetros tratados.
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3 ed. Rio de Janeiro, 2015. 148 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13531: Elaboração de projetos de edificações - Atividades técnicas. Rio de Janeiro, 1995. 10 p.
BENAVIDES, Andrea Salomé Jaramillo. Proposta de sistema construtivo para habitação de interesse social com bambu guadua: um estudo de caso no Equador. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
BERALDO, Antonio L; PEREIRA, Marco Antonio. Bambu de Corpo e Alma. Bauru: Canal 6, 2008. 240 p.
BRUNDTLAND, Gro Harlem. Nosso Futuro Comum. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Relatório de Insumos e Composições – ABR/17 - COM DESONERAÇÃO. 2017. Disponível em: <http://www.caixa.gov.br/site/Paginas/downloads.aspx#categoria_662>. Acesso em: 13 maio 2017.
DETOIENTOIT. Une Coupole Geodesique en Bambou. 2008. Disponível em: <https://detoientoit.wordpress.com/2008/10/25/une-coupole-geodesique-en-bambou/>. Acesso em: 25 maio 2017.
DINIZ, João Antônio Valle. Estruturas Geodésicas: Estudos retrospectivos e propostas para um espaço de educação ambiental. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.
EDITORA PINI (Org.). TCPO: Tabela de Composição de Preços para Orçamentos. 13. ed. São Paulo: Pini, 2010. 630 p.
FULLER, R. Buckminster. SYNERGETICS: Explorations in the Geometry of Thinking. Sebastopol: Macmillan Publishing Co. Inc, 1975. 1839 p.
MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamento de obras. São Paulo: Pini, 2006. 281 p.
PEREIRA, Marco Antonio dos Reis. Projeto Bambu: Introdução de espécies, manejo, caracterização e aplicações. 2012. 100 f. Tese (Doutorado) - Curso de Design e Construção Com Bambu, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Bauru, 2012.
QUINTERO, Carlos Andrés Sánchez. Desenvolvimento de uma Ligação estrutural para construção com bambu guadua. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
STAMM, Jörg. La Evolución de los Métodos Constructivos en Bambú. In: SEGUNDO CONGRESSO MEXICANO DEL BAMBÚ, 1., 2008, Puebla. Estrategias Globales de Desarrollo Sustentable. Puebla: Congresso Mexicano del Bambú, 2008. p. 1 - 11.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).