SUSTENTABILIDADE NO CONSUMO COLABORATIVO: uma reflexão sobre a disseminação de valores sustentáveis a partir da tribo de trocadores de livros
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.51-59Palabras clave:
sustentabilidade, consumo colaborativo, designResumen
Este artigo foi desenvolvido para analisar as formas de consumo colaborativo de trocadores de livros como um modo disseminação de valores para sustentabilidade, uma tribo com estrutura difusa cujo elo de ligação é a leitura por prazer. A partir de entrevistas em profundidade com membros desta tribo e da observação não participante de suas ações, foram investigadas características relevantes do processo de difusão de valores sustentáveis para que designers possam se apropriar e projetar sistemas colaborativos que contribuam com o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade. Entre os elementos mais evidentes estão o valor da história e memória dos produtos, do coletivo e comunitário, do consumo com cuidado e conservação, e da experiência ampliada a novos sentidos para os objetos, que segundo Malaguti (2009) são alguns dos valores fundamentais para uma cultura de sustentabilidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).