COLLABORATIVE PLATAFORM MODEL FOR THE MARKETING OF ORGANIC FOODS ACCORDING TO THE SERVICE DESIGN

MODELO DE PLATAFORMA COLABORATIVA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS A PARTIR DO DESIGN DE SERVIÇO

Authors

  • Carol de Araujo Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1580-5405
  • Carla Martins Cipolla Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tharcisio Cotta Fontainha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.126-136

Keywords:

Service Design, Organic Food, Sustainability, Social Innovation

Abstract

The discussion on the commercialization of organic food is contemporary and must be considered for society to make progress regarding the topic of healthy eating. Encouraging the development of sustainable territorial services contributes to the enrichment of small and micro-entrepreneurs, and the engagement among the stakeholders. This article addresses issues related to the growth of delivery due to the health crisis of COVID-19, issues related to conscious consumption and how design can help in the transformation of collaborative systems. The research adopts the Design Thinking approach as a research methodology. Based on insights from the study’s immersion phase, the authors present a platform proposal based on participatory systems to promote the commercialization of organic foods, thus envisioning a change in behavior towards the preservation of the environment and social well-being. For future research it is suggested the validation of the proposed system through a digital platform, and the development of studies that investigate possible motivations for the practice of conscious consumption.

Author Biographies

Carol de Araujo Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Designer gráfico e pesquisadora em mestrado em Engenharia de Produção no PEP/COPPE/UFRJ. Sócia-fundadora do Estúdio Tiê (estudiotie.com.br), escritório de design com ênfase em criação e gestão de marcas.

Carla Martins Cipolla, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor associado da Coppe/UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do grupo de pesquisa DESIS e do Rio DESIS Lab. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Serviços e Design para a Inovação Social. Possui doutorado em Design - Politecnico di Milano (2007), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Realizou pós-doutorado na University of the Arts London (Reino Unido) em 2016.  Atuou por 4 anos como coordenadora da rede internacional DESIS e atualmente é membro de seu comitê de coordenação. Coordena o projeto USIS - Unidade de Suporte à Inovação Social da UFRJ.

Tharcisio Cotta Fontainha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e pesquisador associado da Universittá della Svizzera Italiana (Suíça) no Master of Advanced Studies in Humanitarian Logistics and Management (MASHLM). Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Logística Humanitária e Gestão de Operações Humanitárias e de Desastres, tendo artigos publicados em fóruns nacionais e internacionais de Engenharia de Produção e periódicos especializados na área de desastres, sendo realizados em conjunto com o Centro de Operações do Rio (COR), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Banco Mundial.

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Published

2022-12-22

How to Cite

Soares, C. de A., Martins Cipolla, C., & Cotta Fontainha, T. (2022). COLLABORATIVE PLATAFORM MODEL FOR THE MARKETING OF ORGANIC FOODS ACCORDING TO THE SERVICE DESIGN: MODELO DE PLATAFORMA COLABORATIVA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS A PARTIR DO DESIGN DE SERVIÇO. ix Sustentável, 9(1), 126–136. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.126-136