MODELO DE PLATAFORMA COLABORATIVA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS A PARTIR DO DESIGN DE SERVIÇO

COLLABORATIVE PLATFORM MODEL FOR THE MARKETING OF ORGANIC FOODS ACCORDING TO THE SERVICE DESIGN

Autores

  • Carol de Araujo Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1580-5405
  • Carla Martins Cipolla Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tharcisio Cotta Fontainha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.126-136

Palavras-chave:

Design de Serviço, Alimentos Orgânicos, Sustentabilidade, Inovação Social

Resumo

A discussão sobre a comercialização de alimentos orgânicos é atual e deve ser considerada para que a sociedade avance no tema da alimentação saudável. O estímulo ao desenvolvimento de serviços territoriais sustentáveis contribui para o enriquecimento de pequenos e microempreendedores, e para o engajamento entre as partes envolvidas. O presente artigo aborda questões relacionadas ao crescimento de serviços de entrega em consequência da crise sanitária do COVID-19, assuntos direcionados ao consumo consciente e como o design pode auxiliar na transformação de sistemas colaborativos. A pesquisa adota a abordagem do Design Thinking como metodologia de pesquisa. A partir de insights retirados da fase de imersão do estudo, os autores apresentam uma proposta de plataforma pautada em sistemas participativos para promover a comercialização de alimentos orgânicos, vislumbrando, assim, uma mudança de comportamento em direção a preservação do meio ambiente e o bem-estar social. Para pesquisas futuras é sugerida a validação do sistema proposto através de uma plataforma digital, e o desenvolvimento de estudos que investigam possíveis motivações para a prática de consumo consciente.

Biografia do Autor

Carol de Araujo Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Designer gráfico e pesquisadora em mestrado em Engenharia de Produção no PEP/COPPE/UFRJ. Sócia-fundadora do Estúdio Tiê (estudiotie.com.br), escritório de design com ênfase em criação e gestão de marcas.

Carla Martins Cipolla, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor associado da Coppe/UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do grupo de pesquisa DESIS e do Rio DESIS Lab. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Serviços e Design para a Inovação Social. Possui doutorado em Design - Politecnico di Milano (2007), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Realizou pós-doutorado na University of the Arts London (Reino Unido) em 2016.  Atuou por 4 anos como coordenadora da rede internacional DESIS e atualmente é membro de seu comitê de coordenação. Coordena o projeto USIS - Unidade de Suporte à Inovação Social da UFRJ.

Tharcisio Cotta Fontainha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e pesquisador associado da Universittá della Svizzera Italiana (Suíça) no Master of Advanced Studies in Humanitarian Logistics and Management (MASHLM). Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Logística Humanitária e Gestão de Operações Humanitárias e de Desastres, tendo artigos publicados em fóruns nacionais e internacionais de Engenharia de Produção e periódicos especializados na área de desastres, sendo realizados em conjunto com o Centro de Operações do Rio (COR), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Banco Mundial.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Soares, C. de A., Martins Cipolla, C., & Cotta Fontainha, T. (2022). MODELO DE PLATAFORMA COLABORATIVA PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS A PARTIR DO DESIGN DE SERVIÇO: COLLABORATIVE PLATFORM MODEL FOR THE MARKETING OF ORGANIC FOODS ACCORDING TO THE SERVICE DESIGN. IX Sustentável, 9(1), 126–136. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.126-136