SURRENDERING TO THE BILRO: THE CONTEMPORARY RE-SIGNIFICATION OF LUXURY IN SUSTAINABLE HANDCRAFTED PRODUCTS

Authors

  • Jamilly Machado UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Daniela Novelli UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Neide Kohler Schulte UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n4.77-85

Keywords:

Fashion, Luxe, Handmade

Abstract

Given the contemporary emergence of a new luxury market, based on symbolic, cultural and experiential values, without giving up exclusivity, there is a growing demand for sustainable products. Handcrafted products correspond to
two of these phenomena: luxury and sustainability, as they have attributes of exclusivity, symbolic and cultural value,
as well as employing the slow manufacturing process and local labor. In this sense, Santa Catarina Renda de Bilro was chosen as the object of study of a basic, qualitative research, with a descriptive and exploratory objective of theoretical concepts, in which it was intended to highlight Santa Catarina Renda de Bilro as a "sustainable luxury product", proposing, thus, a resignification of concepts within this category. The results showed that bobbin lace presents parameters that fit both in the production based on slow fashion and in the list of new luxury goods of the 21st century, instigating to think - mainly, in the productive, creative and innovative union between fashion designers and local artisans, in the valorization, by the brands, of the well-paid manual work, with profits well distributed to the artisans; and, in the new choices guided by emotional consumption.

Author Biographies

Jamilly Machado, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Mestranda em Design de Moda na UDESC na linha de pesquisa: Moda e Sociedade. Atualmente atua como coordenadora e professora do curso de graduação em Design de Moda, coordenadora do curso de Pós graduação em Gestão do Vestuário de moda e coordenadora do projeto de extensão Núcleo de Moda no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Consultora nas áreas de marketing, vendas e sustentabilidade na moda. Atuou por mais de três anos como consultora para micro e pequenas empresas no SEBRAE SC, consultora de franquias na Simple Organic Beauty, e por cinco anos como Gerente de Marketing na empresa Makenji. Áreas de atuação: Design, Moda, Sustentabilidade, Arte, Ensino, Marketing e Vendas.

Daniela Novelli, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de conselho editorial da revista DaPesquisa e parecerista ad-hoc da revista ModaPalavra E-periódico e da Revista Feminista (REF). Atuou como professora da UNIVALI e atualmente é professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição.

Neide Kohler Schulte, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM-RS (1992), especialização em Ensino da Arte pela UNIVILLE e especialização em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-SC, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC-SC (2003), doutorado em Design pela PUC-Rio (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na graduação e mestrado do curso de Moda, e diretora de extensão do Ceart- Udesc. Tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: design de superfície, desenho digital, estamparia, audiovisual, ecomoda, ecofeminismo, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e cultural, economias: criativa, circular e solidária.

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Published

2022-09-02

How to Cite

Machado, J., Novelli, D., & Schulte, N. K. (2022). SURRENDERING TO THE BILRO: THE CONTEMPORARY RE-SIGNIFICATION OF LUXURY IN SUSTAINABLE HANDCRAFTED PRODUCTS. ix Sustentável, 8(4), 77–85. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n4.77-85