PIAÇAVA COMO PRODUTO DE MAIOR VALOR AGREGADO: PERSPECTIVAS PARA O DESIGN
PIASSAVA AS A PRODUCT WITH GREATER ADDED VALEU: PERSPECTIVES FOR DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2025.v11.n2.189-204Palavras-chave:
Eco-compósito de Fibra de Piaçava, Design de produto sustentavel, PMVAResumo
A finalidade deste artigo é expor o contexto e a relevância da piaçava como produto de maior valor agregado (PMVA) e sua conexão com o design. O potencial econômico e sustentável da piaçava será discutido, juntamente com seus desafios e oportunidades. A importância do design, materiais e sustentabilidade para valorizar a piaçava, ressaltando a relevância deste estudo para o entendimento e progresso do assunto. O procedimento científico utilizado envolveu a revisão de literatura acadêmica e os sites de pesquisas de empresas públicas. Foram obtidos como resultados, dados atualizados sobre a cadeia de piaçava na Bahia, suas utilizações e perspectivas para o design, bem como a experimentação na confecção do ecocompósito de piaçava e resina de mamona em duas proporções diferentes.
Referências
ASHBY, M.F.; JOHNSON, K. Materiais e Design: Arte e Ciências da Seleção de Materiais do Produto. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
BAHIA. Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional. 2023. Coco de piaçava da Bahia ganha destaque internacional como matéria-prima para rosários Egípcios. Disponível em:< https://www.car.ba.gov.br/noticias/coco-de-piacava-da-bahia-ganha-destaque-internacional-como-materia-prima-para-rosarios> Acesso em 10 Out 2024.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Bioeconomia da floresta: a conjuntura da produção florestal não madeireira no Brasil. Serviço Florestal Brasileiro. – 1. ed. Brasília: MAPA/SFB, 2019.
BIENAL DE DESIGN SETE LAGOAS, 2024. Tendências de Design para 2025. Disponível em <https://bienaldedesign.com.br/tendencias-de-design-para-2025/> Acesso em 26 out 2024.
CALLISTER, JR. W.D. Ciência e engenharia dos materiais: uma introdução. Trad. Sério Murilo Stamile Soares. Revisão técnica Paulo Emílio Valadão de Miranda. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 2002
EXAME, 2024. 15 tendências de design que vão impactar as estratégias de marketing das marcas. Disponível em: <https://exame.com/
marketing/15-tendencias-de-design-que-vao-impactar-as-estrategias-de-marketing-das-marcas/> Acesso em 25 out 2024.
FUNDAJ, 2021. Quais são as consequências da superexploração dos recursos naturais? Disponível em: <https://www.gov.br/fundaj/pt-br/destaques/observa-fundaj-itens/observa-fundaj/revitalizacao-de-bacias/copy_of_quais-sao-as-consequencias-da-superexploracao-dos-recursos-naturais> Acesso em 5 Out 2024
GUIMARÃES, C.A.L.; SILVA, L.A.M. Piaçava da Bahia (Attalea funifera Martius): do extrativismo a cultura agrícola. Bahia: Editius, 2012
MACHADO, F. S. Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros: um manual com sugestões para o manejo participativo em comunidades da Amazônia. Frederico Soares Machado. Rio Branco, Acre: PESACRE e CIFOR, 2008.
MEDEIROS, M. B. de.; MOSER, P.; CHACEL, F.C. Manejo sustentável e ecologia de piaçava na Bahia. – Brasília, DF: Embrapa, 2024.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. Tradução de Astrid de Carvalho. 1 ed. 3.r. – São Paulo: EDUSP, 2011.
PAPANEK, V. Design for The Real World. Human ecology and Social Change. Editora Bantam edition published, 1973. Copyright, 1971 by Victor Papanek.
SEBRAE, 2024. Valor agregado: o que é, importância e como aumentar. Disponível em:< https://blog.rn.sebrae.com.br/valor-agregado/.>Acesso em 5 Out 2024
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. -- São Paulo: Cortez, 2014.
Silva, I.C.R. Ecocompósito de resina vegetal e resíduos de fibra de piaçava: Estudos de usinagem e sensorialidade para aplicações no campo do design. 2020. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Igor César Rosa Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).