FIBRAS NATURAIS E COMPÓSITOS NAS INDÚSTRIAS DE MOBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n4.129-138Palavras-chave:
Vegetal fibers, Composites, Automotive industry, New products.Resumo
As indústrias de mobilidade travam uma busca contínua para novas tecnologias objetivando redução de custos e maximização de desempenho. Neste contexto, a otimização da relação peso-consumo é crucial e há uma crescente inserção de fibras naturais e compósitos na redução de massa dos produtos. As indústrias aeronáutica, náutica e principalmente a automobilística, já fazem uso destas tecnologias e o uso de fibras e compósitos são uma das maneiras de melhorar a eficiência energética, mantendo-se os quesitos de sustentabilidade. A indústria automobilística é o nicho onde mais se investe nas novas tecnologias, face à sua grande produção e representatividade mundial e, especificamente no Brasil, foi criado o programa Rota 2030 com o objetivo de incentivar as empresas automobilísticas a investirem em desenvolvimento tecnológico, inovação, segurança veicular e proteção ao meio ambiente. Os resultados indicam que o uso de fibras naturais e de compósitos tende a aumentar em breve, face às suas qualidades em substituir os materiais convencionais que são, muitas vezes, oriundos de fontes não renováveis.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).