ANÁLISE DA SEGURANÇA VIÁRIA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

ANALYSIS OF ROAD SAFETY IN WESTERN AMAZON

Autores

  • Thais Moreira Costa IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Felipe Sérgio Bastos Jorge IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Alexandre Vieira Saboia IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Palavras-chave:

Rota Segura, Travessia de Pedrestres e ciclistas, Amazônia

Resumo

Um estudo da travessia de pedestres e ciclistas na rodovia br-364 na cidade de vilhena/ro, interior do estado de Rondônia, conhecida como “Portal da Amazônia ", carece de planejamento urbano. A BR-364 corta a cidade e serve de ligação terrestre entre as demais regiões do país. Além disso, a rodovia divide o centro da cidade dos demais bairros, fazendo com que pedestres e ciclistas arrisquem suas vidas na tentativa de realizar a travessia. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e levantamento de dados in loco. Após análise das informações constatou-se uma grande quantidade de ciclistas que fazem esse percurso diário, em sua grande maioria, realizam a travessia ao lado de motos, carros e carretas. O estudo busca contribuir com decisões para o planejamento de soluções viárias no município.

Biografia do Autor

Thais Moreira Costa, IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Formada como Técnica em Edificações. Atualmente sou acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal de Rondônia - Campus Vilhena. Atualmente realizo pesquisas no campo da segurança viária, voltada para as rodovias de Rondônia.

LATTES:  http://lattes.cnpq.br/1585415291454990

 

Felipe Sérgio Bastos Jorge, IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Mestre em Engenharia Civil pelo CEFET-MG. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Além da graduação possui curso técnico em Edificações. MBA em Engenharia e Inovação pelo UNISEB - Estácio. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto, acompanhamento e execução de obras residenciais. Experiência em apresentação de projetos de arquitetura. Experiência em docência nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é docente do IFRO nos cursos de Arquitetura e Edificações e é o atual Coordenador do Curso Técnico em Edificações do IFRO.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3421634217152902

Alexandre Vieira Saboia, IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Possui graduação em Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2016). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil. Atualmente faço curso intitulado Mestrado em Assessoria de Administração no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto - ISCAP de Portugal.Participante do Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas, Memória e Comunicação na Amazônia (GPST): Nome da linha de pesquisa: Educação, com ênfase em ensino aprendizagem.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7319417716931650

Referências

BRASIL. Lei Nº 9.503 1997, DE 23 DE setembro de 1997 Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Brasília, 1997

PESSOA, Giovanna Carolina de Souza; DOMINGOS, Janaina de Melo Franco. Análise da implantação de uma travessia de pedestres na Rodovia BR 376, PR. Brasil, 2019. Disponível em: <https://revistasunifajunimax.unieduk.com.br/intellectus/article/view/619>.

BARTOLOMEOS, Kidist et al. Segurança de pedestres: Manual de segurança viária para gestores profissionais de rodovias. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2013.

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Moreira Costa, T., Bastos Jorge, F. S., & Saboia, A. V. (2024). ANÁLISE DA SEGURANÇA VIÁRIA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL: ANALYSIS OF ROAD SAFETY IN WESTERN AMAZON. IX Sustentável, 10(5), 233–234. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/7947

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação