IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS NAS EMBALAGENS DE CAFÉ

IDENTIFICATION OF MATERIALS IN COFFEE PACKAGING: VISUAL SYMBOLS OF SUSTAINABILITY AND CONSUMER CO-RESPONSIBILITY

Autores

  • Andre Carvalho Mol Silva UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Maria Regina Álvares Correia Dias UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Palavras-chave:

Materiais, design e sustentabilidade, embalagens de café

Resumo

A variedade de materiais utilizados sem a devida identificação, aliada à presença de elementos visuais que implicam sustentabilidade nas embalagens de café que não podem ser recicladas, motivou a proposta de alternativas para potencializar a escolha do consumidor (UNEP, 2017) ao considerar processos com impactos positivos para os produtores, consumidores e o meio ambiente.

 

Biografia do Autor

Andre Carvalho Mol Silva, UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Doutor e mestre em Design, especialista em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas, bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (Design Gráfico). Professor Efetivo da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3460155750098780

Maria Regina Álvares Correia Dias, UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Graduada em Design Industrial pela FUMA/MG, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, também na UFSC. Atua como docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (graduação, mestrado e doutorado em Design). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design - PPGD/UEMG. Trabalhou como designer no LBDI, em Florianópolis por oito anos. Professora de projetos e ergonomia na FUMA e Unisul. Participou de vários projetos de Ergonomia pela UFSC, para empresas como Alcoa (MG), Copersucar (SP) e Unilever (SP e PR). Atuou na ITAUTEC (SP) onde desenvolveu vários projetos. Atuou como Designer em Cerâmica no LabMat/UFSC e A2D em Florianópolis/SC. Desenvolveu diversos projetos para a ParaDesign, Ethermídia e Pixeldesign, de 1996 a 2009. Editora e organizadora dos Cadernos de Estudos Avançados em Design. Editora-chefe da Revista Pensamentos em Design. Áreas de pesquisa: História do design em Minas Gerais; Materiais, linguagem e design; Teoria, cultura e pesquisa em Design; Métodos e inovação em design; Ergonomia, usabilidade e Interfaces.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0498730188943790

Referências

FORMIGA, E. Símbolos gráficos: métodos de avaliação de compreensão. São Paulo: Blucher, 2011.

RØPKE, I. Sustainable consumption: transitions, systems and practices. In: MARTÍNEZ-ALIER, J.; MURADIAN, R. Handbook of Ecological Economics. Northampton: Edward Elgar, 2015.

SOUSA, M. M. M. de; CARVALHO, F. M.; PEREIRA, R. G. F. A. Colour and shape of design elements of the packaging labels influence consumer expectations and hedonic judgments of specialty coffee. Food Quality and Preference. 2020, 83. DOI 10.1016/j.foodqual.2020.103902

TEIXEIRA, F. G.; ITO, D. Tipos, formatos e terminologia. In: SARANTOPOULOS, C. I. G. L.; TEIXEIRA, F. G. Embalagens plásticas flexíveis: principais polímeros e avaliação de propriedades. Campinas: ITAL/CETEA, 2017.

UNEP – United Nations Environment Programme (2017). Guidelines for Providing Product Sustainability Information: Global Guidance on Making Effective Environmental, Social and Economic Claims, to Empower and Enable Consumer Choice. http://hdl.handle.net/20.500.11822/22180.

VELASCO, C.; SPENCE, C. Multisensory product packaging: an introduction. In: VELASCO, C.; SPENCE, C. (org). Multisensory packaging: designing new product experiences. Cham, Palgrave Macmillan, 2018.

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Mol Silva, A. C., & Correia Dias, M. R. Álvares. (2024). IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS NAS EMBALAGENS DE CAFÉ: IDENTIFICATION OF MATERIALS IN COFFEE PACKAGING: VISUAL SYMBOLS OF SUSTAINABILITY AND CONSUMER CO-RESPONSIBILITY. IX Sustentável, 10(5), 235–236. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/7812

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação