GREENWASHING E BOICOTE: APRECIAÇÃO CRÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

GREENWASHING AND BOYCOTT: CRITICAL APPRECIATION OF ACADEMIC PRODUCTION

Autores

  • Tais Pasquotto Andreoli UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
  • Patrícia Cardoso Silva UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n3.121-134

Palavras-chave:

Greenwashing, Boicote, Consumidor, Produção acadêmica

Resumo

A falta de regulamentação efetiva tem contribuído para a proliferação da prática de greenwashing, relegando a responsabilidade de identificação, diferenciação e proteção aos consumidores. O artigo teve como objetivo avaliar a produção acadêmica concernente ao greenwashing e ao movimento de boicote por parte dos consumidores. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica com as temáticas de greenwashing e boicote (boycott/buycott), mapeando as principais plataformas científicas (Capes, Proquest, Scielo, Scopus, Spell). Com isso, foi possível avaliar o atual estado da arte sobre os assuntos, consolidando o que foi estudado até então, além de possibilitar a sugestão de estudos futuros para o avanço do tema na academia e na prática. Como principal resultado, constatou-se que são escassas as abordagens que englobam ambas as temáticas em questão, de forma conjunta, despontando-se como uma importante lacuna de pesquisa, com novos estudos incentivados.

Biografia do Autor

Tais Pasquotto Andreoli, UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Possui Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Curso de Administração da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) e do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com atuação na área de Marketing, mais especificamente, trabalhando com Marketing "Exótico", "Neuromarketing" e Comportamento do Consumidor.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/4402149857270524

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9173-9294

Patrícia Cardoso Silva, UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Graduanda em Administração.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2282-0678

Referências

Andreoli, T. P., Costa, E. D. S., & Prearo, L. C. (2022). Consumer judgment on the practice of greenwashing: scale development and validation. BBR. Brazilian Business Review, 19, 508-524.

Andreoli, T. P., Crespo, A., & Minciotti, S. (2017). What has been (short) written about greenwashing: a bibliometric research and a critical analysis of the articles found regarding this theme. Revista de Gestão Social e Ambiental-RGSA, 11(2), 54-72.

Bodkin, C. D., Amato, L. H., & Amato, C. H. (2015). The influence of green advertising during a corporate disaster. Corporate Communications: An International Journal, 20(3), 256-275.

Chen, Y. S., & Chang, C. H. (2013). Towards green trust: The influences of green perceived quality, green perceived risk, and green satisfaction. Management decision, 51(1), 63-82.

Dam, L., & Petkova, B. N. (2014). The impact of environmental supply chain sustainability programs on shareholder wealth. International journal of operations & production management, 34(5), 586-609.

de Freitas Netto, S. V., Sobral, M. F. F., Ribeiro, A. R. B., & Soares, G. R. D. L. (2020). Concepts and forms of greenwashing: A systematic review. Environmental Sciences Europe, 32(1), 1-12.

de Souza, F. V. (2017). Uma abordagem crítica sobre o greenwashing na atualidade. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, 3(2), 148-172.

Delmas, M. A., & Burbano, V. C. (2011). The drivers of greenwashing. California management review, 54(1), 64-87.

Gilbert, B., James, A., & Shogren, J. F. (2018). Corporate apology for environmental damage. Journal of Risk and Uncertainty, 56, 51-81.

Guyader, H., Ottosson, M., & Witell, L. (2017). You can't buy what you can't see: Retailer practices to increase the green premium. Journal of Retailing and Consumer Services, 34, 319-325.

Hamann, R., & Kapelus, P. (2004). Corporate social responsibility in mining in Southern Africa: Fair accountability or just greenwash?. Development, 47(3), 85-92.

Heim, H. (2022). Change of mind: Marketing social justice to the fashion consumer. International Journal for Crime, Justice and Social Democracy, 11(2), 102-115.

Kitzmueller, M., & Shimshack, J. (2012). Economic perspectives on corporate social responsibility. Journal of economic literature, 50(1), 51-84.

Lyon, T. P., & Montgomery, A. W. (2015). The means and end of greenwash. Organization & Environment, 28(2), 223-249.

Mateo-Márquez, A. J., González-González, J. M., & Zamora-Ramírez, C. (2022). An international empirical study of greenwashing and voluntary carbon disclosure. Journal of Cleaner Production, 363, 132567.

Mombeuil, C., & Zhang, B. (2021). Authentic or cosmetic: stakeholders’ attribution of firms’ corporate social responsibility claims. Social Responsibility Journal, 17(6), 756-775.

Nyilasy, G., Gangadharbatla, H., & Paladino, A. (2014). Perceived greenwashing: The interactive effects of green advertising and corporate environmental performance on consumer reactions. Journal of business ethics, 125, 693-707.

Parguel, B., Benoît-Moreau, F., & Larceneux, F. (2011). How sustainability ratings might deter ‘greenwashing’: A closer look at ethical corporate communication. Journal of business ethics, 102, 15-28.

Poret, S. (2019). Corporate–NGO partnerships through sustainability labeling schemes: motives and risks. Sustainability, 11(9), 2689.

Riccolo, A. (2021). The lack of regulation in preventing greenwashing of cosmetics in the US. J. Legis., 47, 133.

Topal, İ., Nart, S., Akar, C., & Erkollar, A. (2020). The effect of greenwashing on online consumer engagement: A comparative study in France, Germany, Turkey, and the United Kingdom. Business Strategy and the Environment, 29(2), 465-480.

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Pasquotto Andreoli, T., & Cardoso Silva, P. (2024). GREENWASHING E BOICOTE: APRECIAÇÃO CRÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA : GREENWASHING AND BOYCOTT: CRITICAL APPRECIATION OF ACADEMIC PRODUCTION. IX Sustentável, 10(3), 121–134. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n3.121-134

Edição

Seção

Científica