COMPORTAMENTO DE CONSUMO SUSTENTÁVEL - SLOW FASHION NO BRASIL
SUSTAINABLE CONSUMPTION BEHAVIOR: SLOW FASHION IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n2.55-67Palavras-chave:
Moda lenta, Consumo, Fair trade, Sustentabilidade, Escala COSFResumo
O interesse pelas questões de justiça social e sustentabilidade na indústria da moda tem crescido exponencialmente nos últimos anos, dada a preocupação com a preservação mundial dos bens naturais que permanecem na terra e a valorização dos profissionais da cadeia produtiva. O Slow fashion surge como um movimento relevante neste contexto. Busca desacelerar a produção industrial em massa da área da moda que hoje é conhecida por passar por cima da valorização da qualidade e das pessoas que atuam em toda a cadeia produtiva em detrimento da quantidade e da exploração dos recursos naturais. Este artigo tem como objetivo verificar se as cinco dimensões da escala de Orientação do Consumidor para Slow fashion (COSF) se ajustam satisfatoriamente ao Brasil e então traçar perfis de consumo de produtos Slow fashion neste exato cenário. Assim, planejamos e aplicamos um questionário virtual utilizando a escala COSF com 414 voluntários do Brasil. Os dados coletados foram tratados por análise fatorial exploratória e confirmatória, k-médias, modelagem de equações estruturais e análise de variância. Como resultado, observamos que a escala COSF não se ajustou completamente ao contexto brasileiro. Assim, identificamos três perfis de orientação para o consumo Slow fashion: averso à exclusividade, alta e baixa orientação.
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