O PAPEL DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO LOCAL PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS
ROLE OF LOCAL EDUCATION PROGRAMS FOR A SUSTAINABLE CITY IN SOUTHERN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.38-49Palavras-chave:
Sustainable cities spac, Educacion, SustainabilityResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel dos programas locais de educação em Passo Fundo (Brasil) para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Nesta análise, buscou-se descrever a gestão das políticas públicas na área da educação no município de Passo Fundo; identificar as características de uma cidade sustentável presente em Passo Fundo; e propor um conjunto de ações na área de educação pública para a cidade de Passo Fundo, na direção do conceito de cidades sustentáveis. Inicialmente, foi feita uma abordagem teórica, partindo de artigos e livros que tratam do assunto. Realizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com cinco gestores municipais vinculados à área de educação da cidade escolhida – Passo Fundo. Os dados foram computados, analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a noção e o reconhecimento da educação e da cidade sustentável, com a importância da participação cidadã e da educação como agente formador para a efetividade do desenvolvimento da cidade sustentável. Pode-se verificar nas práticas de gestão na educação as práticas de eventos para condicionar uma cidade sustentável, o Festival Internacional de Folclore, a Feira do Livro e a Jornada Literária.
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