O PAPEL DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO LOCAL PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS

ROLE OF LOCAL EDUCATION PROGRAMS FOR A SUSTAINABLE CITY IN SOUTHERN BRAZIL

Autores

  • Andreia Neckel Atitus Educação
  • Janaina Macke UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Leila Dal Moro Programa de Pós Graduação em Administração - Business School - IMED

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.38-49

Palavras-chave:

Sustainable cities spac, Educacion, Sustainability

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel dos programas locais de educação em Passo Fundo (Brasil) para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Nesta análise, buscou-se descrever a gestão das políticas públicas na área da educação no município de Passo Fundo; identificar as características de uma cidade sustentável presente em Passo Fundo; e propor um conjunto de ações na área de educação pública para a cidade de Passo Fundo, na direção do conceito de cidades sustentáveis. Inicialmente, foi feita uma abordagem teórica, partindo de artigos e livros que tratam do assunto. Realizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com cinco gestores municipais vinculados à área de educação da cidade escolhida – Passo Fundo. Os dados foram computados, analisados ​​e interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a noção e o reconhecimento da educação e da cidade sustentável, com a importância da participação cidadã e da educação como agente formador para a efetividade do desenvolvimento da cidade sustentável. Pode-se verificar nas práticas de gestão na educação as práticas de eventos para condicionar uma cidade sustentável, o Festival Internacional de Folclore, a Feira do Livro e a Jornada Literária.

Biografia do Autor

Andreia Neckel, Atitus Educação

Master in Graduate Program in Management – Atitus Educação Business School, Passo Fundo, RS, Brazil

304 Senador Pinheiro Street, Vila Rodrigues, Passo Fundo – RS, 99070-220.

Janaina Macke, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professor of Graduate Program in Management- University of Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brazil

1130 Francisco Getúlio Vargas Street, Caxias do Sul – RS 95070-560.

jmacke@ucs.br

Leila Dal Moro, Programa de Pós Graduação em Administração - Business School - IMED

Gestora pública, especialista em gestão ambiental e recursos hídricos, mestre e doutora em engenharia civil e ambiental, pós doutoranda em administração. Professora doutora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) IMED.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Neckel, A., Macke, J., & Moro, L. D. (2022). O PAPEL DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO LOCAL PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS: ROLE OF LOCAL EDUCATION PROGRAMS FOR A SUSTAINABLE CITY IN SOUTHERN BRAZIL. IX Sustentável, 9(1), 38–49. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2023.v9.n1.38-49