O DESAFIO DO ENSINO DO DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE NUM CONTEXTO PANDÊMICO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.121-132

Palavras-chave:

Design para a Sustentabilidade, Pedagogia do Design, Design de Embalagem, Pandemia, Colaboração.

Resumo

Este artigo busca relatar e discutir uma experiência didático-pedagógica no ensino do Design para a Sustentabilidade no qual duas disciplinas – Design de Embalagem e Sustentabilidade – de um curso de graduação em uma universidade pública brasileira foram trabalhadas de forma conjunta. A atividade foi realizada inteiramente de forma remota devido à pandemia de Covid-19.A metodologia utilizada é o relato de experiência, complementado com revisão de literatura, registros gráfico-visuais do processo de trabalho e testemunhos dos estudantes participantes. Este relato descreve e discute as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas, os resultados obtidos, e aponta alguns caminhos que se mostraram promissores a partir desta experiência, em particular o uso de plataformas online para o planejamento e gestão do projeto, combinadas com o uso de aplicativos de videoconferência e livro-texto produzido de forma aberta e colaborativa pela rede de pesquisa LeNS Brazil.

Biografia do Autor

Claudio Pereira de Sampaio, Universidade Estadual de Londrina

UEL - Departamento de Design

Referências

D4S. Available at <https://www.d4s-sbs.org/d4s_sbs_manual_site.pdf> Accessed on 20 jun. 2021.

DE SAMPAIO, Cláudio P. Design para a sustentabilidade: dimensão ambiental / Cláudio P. de Sampaio [et al.] - Curitiba, PR: Insight, 2018.

MEPSS. Available at <https://www.mepss.nl/handbook_part2/THE%20MEPSS%20METHODOLOGY/index.html> Accessed on 20 jun. 2021.

SAMPAIO, Claudio P.; LOPES, Camila S.D.; ZERBETTO, C.A.A. A experiência de reforma curricular do curso de design gráfico da UEL. Revista Projética, v.5 n.1, 2014. Available at <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/issue/view/970> Accessed on20 jun 2021.

The 12 Best Online Whiteboard Collaboration Software of 2021. Voipreview, 2021. Available at <https://www.voipreview.org/online-whiteboard-collaboration> Accessed on20 jun. 2021.

VAN AMSTEL, Frederick M.C. 7° P&D Design: um grande evento. Blog Usabilidoido, 2006. Available at <http://www.usabilidoido.com.br/7_pd_design_um_grande_evento.html> Accessed on20 jun. 2021.

Publicado

2022-03-31

Como Citar

de Sampaio, C. P. (2022). O DESAFIO DO ENSINO DO DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE NUM CONTEXTO PANDÊMICO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. IX Sustentável, 8(2), 121–132. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.121-132

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)