TREINAMENTO DE ESTUDANTES DE DESIGN PARA CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n2.83-94Palavras-chave:
Design no antropoceno, Design para um comportamento sustentável, Design para inovação social, Evolução humana, Design sistêmicoResumo
Até o momento, durante a evolução humana, nós (humanos) temos ido contra a natureza em vez de nos adaptar e evoluir com ela e, neste aspecto, o surto de Covid-19 tem sido uma experiência humi- lhante. Muitas das chamadas soluções são concebidas sem considerar ou avaliar as consequências negativas que todos enfrentamos hoje e que vão piorar com o tempo se não forem feitas alterações. Afirmamos que os designers têm a responsabilidade de intensificar a evolução humana como nosso papel neste reino material (Margolin, 2002). Para isso, propomos o conceito de um jogo de simulação (Second Planet) que visa moldar as ações dos alunos de design em direção a soluções que irão melhorar a evolução humana. Como uma simulação, os alunos seriam capazes de prototipar, testar e implementar suas soluções no Segundo Planeta, onde as consequências de suas soluções poderiam ser analisadas a partir de dimensões sociais, ambientais e éticas sem causar danos no mundo real. Uma ferramenta para promover uma mudança de comportamento do aluno face à implementação da responsabilidade social no Design.Referências
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