ACV E CCV EM CONCRETOS COM ELEVADOS TEORES DE FILER CALCÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n3.130%20-%20141Palavras-chave:
ACV e CCV, Concreto, Sustentabilidade, Filer Calcário, Cinza VolanteResumo
Este artigo tem por finalidade a determinação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e do Custo do Ciclo de Vida (CCV), em concretos através da substituição do cimento Portland (CP) por elevados teores de filer calcário (FC) e cinza volante (CV), em teores de 50% a 80%, com o propósito de diminuir as emanações de CO2 na fabricação do CP. Foi aplicado a ACV e o CCV com a intenção de aferir a sustentabilidade dos concretos estudados com base nos impactos ambientais e no custo. O estudo demonstrou que, por ocasião da elevação da proporção de FC nas misturas, o impacto ambiental é reduzido devido a minoração da utilização de CP. O comportamento foi observado na totalidade dos índices ambientais estudados demonstrando a estreita relação entre a proporção de CP e a poluição do meio ambiente, chancelando, assim, a eficácia na utilização de elevados teores de FC. Os resultados mostraram a exequibilidade de concretos com elevados teores de FC, do ponto de vista técnico-ambiental, considerando que os resultados alcançados apontaram, de maneira inequívoca, para a excelente performance ambiental das misturas.Referências
ABCV. Associação Brasileira do Ciclo De Vida. Site da entidade. São Paulo: ABCV, 2020.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 16697: Cimento Portland - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018a.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5738: Concreto: Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5739: Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018b.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 14040: Gestão ambiental - Avaliação do Ciclo de Vida - Princípios e Estrutura. Rio de Janeiro: ABNT, 2014a.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 14044: Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Requisitos e orientações. Rio de Janeiro: ABNT, 2014b.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 15686-5: Edifícios e ativos construídos - Planejamento de vida útil - Parte 5 - Custo do ciclo de vida. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.
AGOPYAN, V.; JOHN, V. M. O desafio da sustentabilidade na construção civil. São Paulo: Blücher, 2011.
BIERER, A. et al. Integrating life cycle costing and life cycle assessment using extended material flow cost accounting. Journal of Cleaner Production, v. 108, p. 1289-1301, 2015.
CBCS. Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Avaliação de ciclo de vida modular. São Paulo: CBCS, 2014.
DE MATOS, P. R., SAKATA, R. D. ,PRUDÊNCIO, L. R. Eco-efficient low binderhigh-performance self-compacting concretes. Construction and Building Materials, v. 225, p. 941–955, 2019.
GCCA. Global Cement and Concrete Association. GNR project reporting CO2. London: GCCA, 2017.
KJELLSEN, K. O.; GUIMARAES, M.; NILSSON, A. The CO2 balance of concrete in a life cycle perspective. Taastrup: Danish Technological Institute, 2005.
OSTERMEYER, Y.; WALLBAUM, H.; REUTER, F. Multidimensional Pareto optimization as an approach for site-specific building refurbishment solutions applicable for life cycle sustainability assessment. The International Journal of Life Cycle Assessment, v. 18, p. 1762-1779, 2013.
REAL, S. A. C. F. Contributo da análise dos custos do ciclo de vida para projectar a sustentabilidade na construção. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2010.
TCPO. Tabela de Composições e Preços para Orçamentos. Tabela de composição de preços para orçamento. São Paulo, PINI, 2020.
VISEDO, G.; PECCHIO, M. ROADMAP tecnológico do cimento: Potencial de redução das emissões de carbono da indústria do cimento brasileira até 2050. Rio de Janeiro: SNIC, 2019.
YOUSUF, S.; SANCHEZ, L. F. M.; SHAMMEH, S. A. The use of particle packingmodels (PPMs) to design structural low cement concrete as an alternative for construction industry. Journal of Building Engineering, v. 25, pp.100-114, Out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).